Também compõem a chapa como Suplentes: Nivaldo Madureira A. Junior - Livraria Pedagógica - Sorocaba/SP; Samuel Seibel - Livraria da Vila – SP; Leandro Teles - Livraria Leitura – DF; e para o Conselho Fiscal : Monica de Carvalho Pereira - Livraria da Tarde – SP; Julio Cesar Augusto da Cruz - Catavento Distribuidora de Livros– São Paulo/SP; Elga Pedri - Livrarias Curitiba – PR.
Em sua despedida Bernardo Gurbanov: Nos aproximamos de mais um final de mandato, desta vez referido ao período 2020-2021. Um biênio marcado pela pandemia do Covid-19 que alterou dramaticamente as práticas do mercado livreiro, os hábitos de consumo e as formas de circulação do livro físico. Como todas as situações extremas, esta nova realidade colocou a prova a capacidade de adaptação dos profissionais do setor e da sociedade em geral.
A partir de meados de março de 2020 e durante boa parte do segundo semestre do mesmo ano, a queda no faturamento das livrarias afetou profundamente a cadeia de pagamentos, porém, em grande medida a situação foi lentamente se recompondo.
Renegociações junto aos fornecedores foram concretizadas, legislações de apoio à economia criativa foram sancionadas e atitudes solidárias intra-mercado foram viabilizadas contribuindo para a preservação do ecossistema de livros.
Plano e Metas Biênio 2022/2023, apresentação Marcus Teles
Com o objetivo de atender as expectativas e necessidades institucionais e comerciais de seus associados, a Chapa apresenta o plano de metas da Diretoria executiva para o mandato do Biênio 2022/2023.
— Apoio irrestrito à Lei Cortez (preço fixo).
— Criação e organização do evento “Semana das Livrarias”.
— Elaboração de ações para o “Dia do Livro” (World Book Day).
— Campanhas permanentes de educação e conscientização do mercado livreiro (Cartas dos Livreiros ).
— Encontros semanais (via Zoom) com editores e livreiros nacionais e internacionais.
— Investimento em mídias sociais que estabeleçam uma comunicação direta com a sociedade (lives periódicas - semanais ou mínimo mensais - com autores e profissionais do mundo do livro; recomendações dos livreiros; recomendações de livrarias; etc.
— Organização de cursos regulares para livreiros.
— Parceria e diálogo permanente com CBL e SNEL e outras entidades.
— Criação de ações que estreitam os laços da comunidade de livreiros, editores e autores lusófonos e latinos.
— Elaboração de ações das livrarias para valorização do Prêmio Jabuti.
— Criação de campanha para arrecadar fundos para a ANL e novos associados.
— Elaboração de propostas de leis que incentivem a abertura de novas livrarias (isenção do IPTU etc).
— Elaboração de ideias e propostas para que o setor público passe a comprar livros através das livrarias.
— Elaboração de projeto para que as Universidades incluam as livrarias nas suas Feiras de Livros.
— Apoio ao programa semanal da Rádio USP (Livraria Contemporânea).
— Implementação de parcerias com editoras brasileiras para a publicação de livros que abordam temas pertinentes ao mercado livreiro.
— Implementação do cheque-livro, principalmente nas feiras.
— Organização da convenção e confraternizações anuais que reúnam toda a cadeia do livro.
— Realização do planejamento estratégico no início do novo mandato da diretoria.
— Criação de comissões ou grupo de trabalho para implementar as ações.
— Desenvolver o novo Anuário Nacional de Livrarias em 2022.
— Trabalhar com as outras entidades contra a tributação do livro.
— Divulgar listas diferentes de livros mais vendidos de áreas descobertas. Exemplos: 20 mais vendidos Católicos, 20 de Evangélicos, 20 de direitos, 20 de ciências humanas, etc.
— Criar um planejamento e grupo de trabalho de como apoiar as livrarias independentes.