PROJETO LIVROS PARA TODOS - DOE LIVROS


O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educacional do Brasil, por meio de ações que promovam o debate sobre a importância do livro, da democratização do acesso a esse bem cultural, do incentivo ao hábito de leitura para formar leitores e contribuam para a formação e ampliação do acervo de bibliotecas públicas e comunitárias, principalmente em regiões carentes do país. 
 

1) Acesso ao livro e incentivo ao hábito da leitura.

Essa ação se desenvolve por meio de atividades como grupos de trabalho, mesas de debates e eventos de divulgação, que agreguem escritores, educadores, bibliotecários, mediadores de leitura, gestores, profissionais do mercado editorial e livreiro e da indústria gráfica interessados em participar da discussão sobre a importância do livro para o desenvolvimento social, cultural e educacional do país bem como em contribuir para a proposição e realização de ações específicas que promovam o acesso ao livro e incentivem o hábito da leitura.   

2) Formação e ampliação do acervo de bibliotecas públicas e comunitárias em regiões carentes do país.

Essa ação se desenvolve por meio de campanha de arrecadação de livros em doação. Após higienização, os livros serão embalados e doados às bibliotecas que manifestarem interesse e se cadastrarem no projeto. 

Conforme os objetivos específicos da campanha, aceitam-se livros de: poesias, contos, crônicas, infantis e infanto-juvenis, romances, ensaios, filosofia, autoajuda, científicos, técnicos e religiosos.  Não se aceitam: enciclopédias, coleções, dicionários, livros de Direito e didáticos. 

GRUPO GESTOR:

Administrador: Paulo Addair.

Colaboradores: Cristina Simões, Hamilton Costa, Ismael Guarnelli, João Leodonio, João Scortecci, José Pires Araújo Junior, Luíz Caropreso, Maria Mortatti, Paulo Stucchi, Robson Xavier de Carvalho, Rodrigo Abreu e Tânia Galluzzi.

APOIO:

Scortecci Editora, Paponet, Boas Impressões, Ondas Impressas, Gráfica Braspor, Bignardi Papeis, Nova Era Tecnologia, Abigraf/SP, Afeigraf, ABTG, Voo Livre - Revista Literária, Alphagraphics, Cor e Processo, APS Feiras e Pari Sublimação.


O BRASIL PRECISA LER MAIS

O Brasil precisa ler mais. Se quisermos crescer como nação, seus cidadãos precisam ler mais. As pesquisas mostram que podem ser considerados leitores pouco mais de 50% dos brasileiros. Muito pouco. E há várias razões para isso. Desde o analfabetismo funcional, condição de quem lê, mas não consegue entender ou interpretar o que leu, até a falta de recursos para a compra de livros. 

Duas outras razões são também explícitas. Por um lado, muitas pessoas não têm acesso aos livros. Por outro, não são incentivadas, nem pela escola e muito menos pela família, a gostar de ler.

Um grupo de pessoas, afeitas ao universo da impressão e apaixonadas por livros e pelas boas consequências de uma leitura, resolveram contribuir de alguma forma para enfrentar esse problema. 

Duas ações vão se concretizando. 

Uma, a de arrecadações e doações de livros para a formação e ampliação de bibliotecas ou centros de disponibilização de livros a bibliotecas de regiões carentes do país. 

Outra, a de começar um processo de incentivo à leitura nas suas áreas de influência, principalmente para os jovens, com ações concretas e envolventes. Ou mesmo estimular o envolvimento e o interesse ao fomentar discussões por meio de seus meios de comunicação, que são vários. 

Pode ser uma contribuição pequena diante do gigantismo das necessidades deste país. Mas é feita com prazer, entusiasmo e muito envolvimento. Ingredientes importantes que, sem dúvida, gerarão mais adesões, numa espiral que as pessoas desse grupo esperam ser crescente e que possa fazer diferença na vida de várias pessoas.

Assim seja.

Hamilton Costa / Tânia Galluzzi


POSTOS DE COLETA DE LIVROS


PORTAL AMIGOS DO LIVRO
Rua Dep. Lacerda Franco, 96
Bairro de Pinheiros - São Paulo, SP - CEP 05418-000
Whatsapp: (11) 99951-5163
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

PARI SUBLIMAÇÃO
Rua Santa Rita, 73 - Bairro do Pari - São Paulo/SP - CEP 03026-030
Whatsapp: (11) 99812-0159
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

APS EVENTOS CORPORATIVOS
Rua Madre Maria Basilia, 237
Itu, São Paulo
CEP 13300-003
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

ALPHAGRAPHICS - BROOKLYN
Shopping Nações Unidas
Av. das Nações Unidas, 12901 - loja 147 E
São Paulo, SP - CEP 04578-000
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.