A GEOMETRIA DO SR. ABELHA DE RUTH HELENA DA SILVEIRA PEDREIRA / BIBLIOTECA DE UMA PROFESSORA

BIBLIOTECA DE UMA PROFESSORA  - Shamara Paz |

A Geometria do Sr. Abelha, de Ruth Helena, é um conto infantil narrado em 3ª pessoa, que oportuniza o Ensino da Matemática de uma maneira mais dinâmica e interativa. A obra é um dos livros de um projeto multidisciplinar de apoio ao Ensino da Matemática, coordenado por Ronaldo Marinho dos Santos.

O livro é bastante colorido e atrativo. O aluno é convidado a entrar na cidade dos números enquanto mergulha numa gostosa leitura. Assim, os alunos, ou melhor, as crianças em geral, estarão aprendendo e fomentando suas competências como leitores. Antes do início da história, encontramos o objetivo do livro: 

Enraizar o conceito de área e de perímetro, estimulando a reflexão sobre a Geometria na Natureza.

O livro apresenta uma sugestão de painel para que seja usado no decorrer da leitura. É uma obra que pode ser acompanhada por professores e seus alunos, bem como, por pais e filhos. Junto ao adulto a criança pode confeccionar o painel, na medida que aprende, mas também brinca. Logo após, o conto é iniciado. Havia uma família de bolinhas que moravam numa cidade muito legal: A CIDADE DOS NÚMEROS.

Porém, um problema os preocupava: Eles dormiam numa cama muito apertada e nada confortável. Como poderiam resolver essa situação? Nessa cidade tinha uma fábrica de camas, era a fábrica do Sr. Abelha. Era uma fábrica linda, rodeada de árvores, flores e tinha um belo colorido presenteado pela natureza.

Eles encomendaram uma cama quadrada. A cama ficou perfeita, mas uma das bolinhas pediu uma cama redonda; outra bolinha pediu uma cama triangular; outra, queria uma cama igual aos favos de mel: com seis lados. Nossa! Tinham que se decidir!

No decorrer da leitura, as crianças têm a oportunidade de conhecerem diversas figuras geométricas e suas características.

Diante de toda confusão, o Sr. Abelha pediu que eles voltassem depois, pois ele, muito gentil, iria fazer várias camas para que eles pudessem escolher. 

No dia seguinte, eles testaram todas as camas e descobriram algo muito interessante: todas tinham a mesma área. Eles acharam que o preço seria o mesmo, porém, o Sr. Abelha deu uma verdadeira aula de matemática, explicando que elas tinham perímetros diferentes. Ele mediu todas as laterais, informando as diferenças.

Por fim, eles escolheram a cama mais barata: a redonda. Ah, mais antes que as bolinhas fossem para casa, uma delas, bastante reflexiva, perguntou porque as abelhas escolhiam a cama mais cara, a hexagonal:

"Elas gastam dinheiro à toa?"

O Sr. Abelha, sempre atencioso e calmo, explicou que as abelhas não usam formas isoladas, mas usam mosaico e só três formas conseguem ficar juntas, sem deixar espaço: o triângulo, o quadrado e o hexágono. Assim, as abelhas escolheram o hexágono porque é a que possui o perímetro menor.

As bolinhas saíram felizes e com a bagagem cheia de conhecimentos.

Considerei a obra muito propícia. Enquanto professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, recomendo o livro para os professores incluírem em seus planejamentos. Por meio de uma Sequência Didática ou Projeto Didático, podemos trabalhar além da leitura, conceitos matemáticos, como: Sistema Monetário, Figuras Geométricas, Figuras planas e não planas, Matemática Financeira na Educação Básica. Além disso, pode-se envolver aspectos de Ciências Naturais. Usando a imaginação, esse livro pode ser um grande companheiro para professores e alunos, para pais e filhos.

Adquira o seu exemplar: Livraria Asabeça