Ministério da Cultura - 04/05/2018 |
O Ministério da Cultura (MinC) tem mantido e realizado, ano a ano, ações que levam ao exterior, além dos autores clássicos da literatura nacional, escritores e obras da literatura contemporânea. Um exemplo exitoso é o Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao MinC, que apoia editoras estrangeiras e de países de língua portuguesa (CPLP) que desejam traduzir e publicar obras de autores brasileiros. O MinC, por meio da FBN, já concedeu 1026 bolsas, com 924 livros publicados e outros 102 em produção desde 1991, quando o programa foi criado. Foram apoiados 363 autores de língua portuguesa.
Feiras Internacionais
As estratégias e ações de internacionalização da literatura brasileira ganharam mais força este ano, com a criação formal do Grupo de Trabalho Permanente (GTP), encabeçado pelo MinC e composto por entidades privadas e da administração pública, como Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Associação Brasileira de Ensino Universitário (ABEU). O objetivo do grupo é planejar e coordenar a difusão de publicação nacional e a participação do Brasil em feiras literárias no exterior.
Com a união de esforços para promover a literatura internacionalmente, não só o MinC, mas também outros integrantes do grupo, viabilizam a ida de escritores e de editores nos eventos internacionais. Por parte do MinC, a seleção dos autores leva em consideração critérios como inovação e interesse externo em novos autores brasileiros.
Neste primeiro semestre, o MinC levou quatro autores para feiras internacionais, dois à Feira de Bogotá e outros dois à Feira do Livro de Buenos Aires. À Feira de Bogotá, realizada de 17 de abril a 2 de maio, marcaram presença a escritora e roteirista Ana Paula Maia e o quadrinista Gildalti Jr.
Ana Paula Maia tem livros publicados na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Espanha, França, Itália e Sérvia. Com sete romances publicados, os mais recentes "Enterre seus mortos" (2018) e "Assim na terra como embaixo da terra" (2017), tem se destacado na América Latina. Seus livros vêm sendo indicados como melhores policiais estrangeiros, com "A guerra dos bastardos", na Alemanha, e "De gados e homens", na Argentina.
Ler Mais: Ministério da Cultura