A combinação entre um programa inovador de distribuição gratuita de livros infantis em áreas de baixa renda e o suporte de adultos que encoragem a leitura podem aumentar a alfabetização as crianas e as oportunidades de aprendizado, segundo um estudo da Escola de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano da NYU Steinhardt, em Nova York, nos Estados Unidos.
"A proximidade física e psicológica dos livros é importante quando as crianças começam a desenvolver sua alfabetização", afirma Susan Neuman, professora de educação infantil e alfabetização da NYU Steinhardt. Ela é a principal autora do estudo. "As crianças precisam ter acesso a livros em seus bairros, assim como ter por perto adultos que criem um ambiente que inspira a leitura", afirma.
A recomendação não é propriamente nova, já que a Academia Americana de Pediatria já indica que pais leiam para seus filhos desde o nascimento. Entretanto, um estudo da NYU em três cidades mostra que o acesso aos livros continua sendo uma barreira importante.
O estudo atual foi financiado pela empresa JetBlue e publicado na revista Urban Education. Ele analisa o esforço de toda uma comunidade para promover o acesso à leitura com a distribuição de obras em bairros que eram considerados "desertos de livros". Foram selecionados quatro bairros de baixa renda (três em Detroit e um em Washington) que receberam as máquinas de distribuição gratuita de livros nos meses de verão.
As máquinas tinham livros da Random House Children's Books organizados por faixa etária, incluindoobras de ficção e não-ficção. A cada duas semanas o catálogo disponível era renovado para incentivar o retorno dos participantes.
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