Porvir - Marcelo Weber Macedo - 03/05/2018 |
No ano passado, para atender a demanda de uma atividade concreta que fornecesse suporte prático à aprendizagem da escrita e fomento à leitura, criamos o Laboratório do Livro no Colégio Medianeira, em Curitiba (PR).
Para proporcionar uma experiência de aprendizagem integral, os projetos foram desenvolvidos por equipes reunidas pelo critério do interesse comum e diálogo interdisciplinar. Decidimos, por razões abaixo explicitadas, um conjunto de atividades que remontassem as origens do livro, mostrando seu valor na história e na construção das sociedades modernas. A ideia era apresentar técnicas, ofícios e saberes envolvidos na produção e ilustração das obras.
Criamos um espaço aberto a toda comunidade acadêmica, o qual chamamos de “Laboratório do Livro – Tipografia estudantil”. Esse local foi projetado para possibilitar maior diálogo entre artes e as outras formas de expressão da realidade, através do exercício pouco usual em escolas das técnicas de gravura. Nosso “pacote metodológico” buscou despertar a curiosidade e o interesse pela escritura e produção do livro, este como suporte das diferentes formas de fixar o pensamento, a informação e a imaginação.
Partimos de três diagnósticos de fragilidades em campos distintos. No primeiro, detectamos um crescente afastamento dos alunos do livro e das bibliotecas, uma apatia em relação ao ato da leitura de textos em suporte papel e uma crescente utilização de veículos digitais, como meio de informação e pesquisa. No segundo, constatamos uma lacuna na prática da educação artística, em que as artes visuais carecem dos meios de expressão que as técnicas de gravura oferecem. Nas escolas em geral, a gravura é praticada de maneira isolada e esporádica. Em terceiro, a carência de um espaço multidisciplinar independente da sala de aula, onde estudantes pudessem desenvolver projetos individuais ou coletivos.
A partir deste diagnóstico, procuramos criar estratégias que envolvessem estudantes e professores em projetos tipográficos e produção de livros, postais, cordéis, camisetas, estampas, ex-libris, cartazes e outras formas de expressão. O Laboratório do Livro teve como objetivos o incentivo à cultura do livro e à literatura, oportunizando aos estudantes – e também a toda comunidade educativa – a descoberta dos processos de confecção do livro, da composição tipográfica, ilustração, encadernação.
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