Jurista Joaquim Falcão é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

G1 - 19/04/2018 |

A Academia Brasileira de Letras elegeu nesta quinta-feira (19) o jurista Joaquim Falcão para cadeira que era ocupada pelo jornalista e escritor Carlos Heitor Cony.

A festa foi para celebrar uma honraria. Aos 74 anos, o jurista, educador e intelectual Joaquim Falcão é o novo ocupante da cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras. Ele substitui o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, que morreu no dia 5 de janeiro.

Joaquim Falcão foi eleito por unanimidade na cerimônia tradicional da Academia Brasileira de Letras. Carioca, com fortes ligações com Pernambuco, o mais novo acadêmico é mestre em direito em Harvard, nos Estados Unidos, e fez doutorado em educação, em Genebra, na Suíça. O conhecimento e a formação de Joaquim Falcão foram importantes em muitos projetos dos quais participou.

“Nós estamos muito felizes porque Joaquim Falcão é um pensador do Brasil, é um homem que tem a responsabilidade com os desafios do presente, portanto, é uma força muito vigorosa para a cidade, para o Brasil e, naturalmente, para a Academia Brasileira de Letras”, disse o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

Na década de 80, Joaquim Falcão foi convidado para dirigir a Fundação Roberto Marinho onde permaneceu até 2000. Na época, criou o pioneiro Globo Ecologia e o Futura, além do Telecurso 2000, que até hoje já permitiu que mais de sete milhões de brasileiros concluíssem sua educação básica.

Ler Mais: G1