G1 - 19/04/2018 |
O projeto ‘Literatura Urbana’, de “esquecer” livros pela cidade, está arrecadando doações para a sua segunda ação, que acontecerá durante o 4º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, o Clisertão, entre os dias 07 e 11 de maio em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As doações podem ser entregues no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) até o dia 30 de abril.
Os livros doados podem ser de qualquer gênero literário, desde que estejam em bom estado de conservação e que não sejam livros didáticos ou de língua estrangeira. Todas as doações passarão por uma curadoria. Nos dias 08 e 09 de maio, os livros arrecadados serão “esquecidos” em espaços públicos e escolas municipais de Petrolina.
Criado pelas estudantes de Letras da UPE, Karla Gomes e Ludmilla Gurgel, o Literatura Urbana tem como principais objetivos facilitar o acesso ao livro e estimular a leitura. "Ir de encontro com essas pessoas é muito importante para a gente, já que nós sabemos que não é tão fácil ter acesso aos livros, principalmente se tratando de Petrolina, que não tem livraria e nem uma biblioteca adequada para atender à população", afirmou Ludmilla.
O Clisertão contará com uma programação intensa de mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos, recitais, feira de livros, entre outras atividades. A proposta do evento é estimular a discussão sobre a democratização do acesso ao livro na região. E o Literatura Urbana vem para agregar ainda mais à temática central do congresso. “O Literatura Urbana é um dos destaques do Clisertão. As coordenadoras fazem um diferencial, vão até o espaço e fazem com que o livro chegue a essas pessoas de forma lúdica.Não é todo dia que se ‘esquece’ livro pelas praças e escolas”, ressaltou o coordenador do 4º Clisertão, Genivaldo Nascimento.a
Ler Mais: G1