Carta Educação - Ana Luiza Basilio - 26/09/2017 |
Na escola municipal Maria de Lourdes Rocha Rodrigues, em Canaã dos Carajás, no Pará, a leitura não fica restrita aos 30m² da biblioteca. A escola mantem um leque de ações para desburocratizar o encontro com os livros, como explica a diretora da unidade Elenjusse Martins da Silva Soares.
“Não queremos que os estudantes tenham que preencher formulários para terem acesso a eles”, conta. A ideia é promover e fortalecer uma cultura leitora entre os alunos, motivo pelo qual a leitura se faz presente em diversos ambientes escolares e também os extrapola.
Todos os dias, antes de começarem suas aulas, os professores reservam os momentos iniciais a uma leitura escolhida para as turmas – a escola atende 751 estudantes no Ensino Fundamental I e II. Após este momento, todos são convidados a comentarem o que ouviram.
Semanalmente, os estudantes também levam livros para casa. A proposta é que eles possam fazer uma leitura conjunta com a família e compartilhar esse momento na escola, em uma atividade dirigida que busca descobrir como foi o momento da leitura, com quem da família ele foi partilhado e o que rendeu de conversas e reflexões.
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