É fácil haver um deslumbramento com novas tecnologias, e muitas vantagens são, de fato, oferecidas; porém o ser pensante deve estar atento também aos riscos em potencial. Por trás do uso da linguagem humana sistematizada em plataformas digitais pode haver manipulações, disputas de poder, apagamento de individualidades, capazes de padronizar não apenas a escrita como também o comportamento e o pensamento de populações. A liberdade pode estar em cheque!
Este ensaio humanístico tece uma viagem pela história do conhecimento humano, pela evolução tecnológica e pelas pesquisas linguísticas, trazendo para o público em geral, especialistas, técnicos, professores, um alerta ético, social, educacional e político. Antes de ser adorada incondicionalmente, a nova tecnologia precisa ser compreensão crítica e explicação de sua estrutura, funcionamento e erros, para não aprisionar o ser humano numa teia de interesses ou dominação.
Carmem Teresa Elias desvenda e alerta como o uso de Inteligência Artificial para produção de textos pode vir a ter consequências nocivas ainda não calculadas: “ Não sou contra a IA, mas considero indispensável uma análise sem deslumbramentos. Uma nova tecnologia foi lançada mundialmente sem avaliação prévia; logo, calcular possíveis impactos deve ser objetivo primordial”, relata a autora. “O que fiz foi percorrer o processo evolutivo humano e mecânico, historicamente, para mensurar tanto as etapas do processo quanto tentar elucidar questões, principalmente éticas, que foram deixadas de lado. O uso consciente da IA é indispensável. O que busco é elucidar como os textos são gerados, o quanto de viés ideológico eles podem carregar, como podemos ser iludidos por palavras”.
CARMEM TERESA ELIAS
Docente com mais de 30 anos em atividade, pesquisadora e palestrante em Literatura Comparada e Análise de Gêneros Textuais, pós-graduada em Letras pelas Universidades de Cambridge, Federal Fluminense (UFF), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Gama Filho, redigiu diversos artigos acadêmicos e trabalhos para Congressos em mais de 30 anos de atuação profissional nos níveis Universitário, Médio e Fundamental, além de material didático para a Universidade Santa Úrsula e Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Com treze livros publicadas nos gêneros conto, romance juvenil, poesia, dramaturgia, ensaios, romance adulto e livros de arte, CARMEM TERESA ELIAS é autora premiada pelo Consulado da Itália, pela Feira do Livro de Genebra, UBE, prefeitura do Rio de Janeiro, indicação ao Maestro Guerra-Peixe, entre outros.
Assumindo em 2025 a vice presidência e diretoria de patrimônio da UBE RJ e ex-Diretora de várias instituições culturais, foi responsável pela realização de curadoria e organização de eventos artísticos no Consulado Geral da Argentina, Casa França-Brasil, UERJ. Criadora e diretora do projeto socioeducativo Poesias Ao Acaso por doze anos (2010-2022), com oficinas de criação artística, tendo formado e apresentado novos autores no mercado editorial.
Outras obras da autora pela Scortecci Editora:
-Luís Vaz de camões: Uma Leitura Humanística (ensaio)
-O Julgamento das Mães: Maternidade e Terror (romance)
-Até Onde o Tocantins me Tocar (crônicas)
-Perdidos Atávicos (contos)
SERVIÇO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA
Tecnologias Linguísticas e as Controvérsias da Natureza Humana
Carmem Teresa Elias
ISBN 978-85-366-7071-3
Scortecci Editora - Linguística - Formato 14 x 21 cm - 1ª edição - 2025 - 156 páginas