NEWTON SABBÁ GUIMARÃES: O HOMEM, O ESCRITOR, A BIOGRAFIA E A PRODUÇÃO LITERÁRIA / J. R. Guedes de Oliveira

Descrever, com propriedade e isenção, sobre a figura do Prof. Dr. Newton Sabbá Guimarães, é uma das formas de render-lhe preito de gratidão, pelo que ele representa em quase que octogenária data de nascimento, espalhando sorriso, difundido um pensamento altíssimo, dando provas sobejas de seus predicados. 

Homem de fibra, generoso, correto e de qualidades que lhe são próprias de sua humildade, destaca-se entre o ser e o viver na paz, perpassando, pois, os mais difíceis caminhos de sua existência produtiva e acolhedora, muito embora a perda de sua companheira, a Dra. Arlete, lhe tenha causado uma forte dor, que se mistura de lembranças e saudades. 

Para quem, como eu, que compartilha de sua amizade, pode até parecer uma badalação de minha parte. Mas não é; sinto-me a vontade para as minhas considerações, sempre levando em conta o que o perfil dele demonstra sê-lo com toda certeza: caráter e dignidade.

Sem se importar com as suas qualidades profissionais, como professor (Ph.D.), como magistrado aposentado do Tribunal de Justiça e linguista como poucos aqui no Brasil e no mundo, inclusive estudioso profundo das chamadas línguas mortas, Sabbá Guimarães norteia a sua vida entre livros (invejável biblioteca), amigos e admiradores que estão ao seu redor a todo tempo. Só para ilustrar:  em recente depoimento a mim feito, a sua colaboradora na área da informática, Sra. Wladislawa Thoedorovna Ludowa, ucraniana de nascimento, assim me disse claramente: “O Prof. Sabbá Guimarães é o homem mais culto que já vi na minha vida e mesmo a nossa gente da Europa, famosa pela cultura, não se aproxima dele. Sabia que ele lê clássicos gregos e latinos no original, como eu leio um clássico na minha língua ucraniana?”

Não há necessidade de citar figuras exponenciais do passado ou do presente, para caracterizar estes dotes boníssimos e de vasta erudição. Bastar-nos-á descrever, com pureza, vagar e contemplação, o seu perfil de homem correto – um filósofo na pura concepção do que se insere. E, ainda, mais, ver e examinar a sua trajetória de vida pautada na prevalência dos seus ideais democráticos que sempre foram o seu mote.

O homem no seu tempo - franqueza e tenacidade em patamar de hombridade, lisura e pureza de pensamento. Não há fragilidade em suas decisões e a sua folha-corrida é o suficiente para lhe dar crédito em tudo o que faz com paciência e respeito para com todos, sem distinção alguma. Foi assim a sua vida de magistrado e de mestre na cátedra do ensino superior.

Eis, pois, em rápidas pinceladas, o perfil de uma figura boníssima, na constelação da nossa gente brasileira.

O Escritor

Algumas dezenas de livros publicados; outras dezenas de livros no prelo e enorme quantidade de trabalhos avulsos sobre variados temas – todos com erudição, calmamente elaboradas com feitio agradabilíssimo para qualquer leitor.

Jamais de desviou de sua ação solidária aos escritores que, de uma forma ou de outra, foram perseguidos ou manietados em sua produção literária, por governos déspotas e antidemocráticos. 

Na verdade, sempre cultuou e cultivou o justo e o correto, bem como fez e faz de sua vida um correr de águas límpidas e cristalinas. Aliás, a sua literatura abrange uma enorme gama de assuntos, passando por ensaios, críticas, poesias¸ estudos filológicos, estudos filosóficos, dissertações e obras jurídicas.

Relatas da vida e das obras de figuras de realce, do mundo todo e por figuras que ele conheceu pessoalmente, nas suas viagens ao exterior, são abundantes em seus escritos. 

Perfeccionista no que produz na literatura, redige com destreza, sabedoria e inúmeras citações, seus trabalhos literários. Textos lidos, relidos até dezes vezes ou mais, até a exaustão, mas que revela conhecimento e destreza no que produz.

Dileto amigo, compartilha, comigo, as suas reflexões diárias, não obstante a distância geográfica entre nós. Mas os meios de comunicação produzem efeitos miraculosos. 

Há alguns meses, saiu a obra “Alguns Ensaios & Perfis”, pela qual o insigne escritor reuniu doze ensaios que há algum tempo estavam guardados para um momento propício. Este é a sua mais recente publicação, até o presente momento. Mas, contudo, já prepara nova obra, desta feita se tratando de um punhado de poesias suas e de grandes autores, com o título de “As Águas do Passado”, demonstrando, assim, a sua versatilidade em campos literários diversos. 

Estas, pois, são as pequenas notas que poderão ser incorporadas a um depoimento de amigo e admirador do Prof. Dr. Newton Sabbá Guimarães. Longe, contudo, de maiores e necessários predicados a quem, com sabedoria e simplicidade, faz a verdadeira literatura nacional.

A Biografia

Nasceu em Manaus, Amazonas. 11 de janeiro de 1941. Magistrado de carreira e professor universitário aposentado. Viúvo da Dra. Arlete Belota Sabbá Guimarães, com quem teve dois filhos, Isaac e David. Doutor em Direito, com tese sobre Novos Tipos de Estados e Regimes na África Negra. Uma visão humanística. Doutor em Letras: Teoria Literária e Literatura Comparada, com tese sobre Negritude e Humanismo na Obra de Léopold Sédar Senghor. Doutor em Linguística com tese sobre O Judeu-Espanhol: Uma Língua Neolatina em Extinção. Post-Doctoratus na Universidade de Coimbra com tese sobre Eros e Thánatos no Livro de Consolação. Uma releitura de Camilo. Traduziu várias obras, entre elas A Amazônia Panteísta, de Mavignier de Castro, para o espanhol: La Amazonía Panteísta. Grande apaixonado pelo estudo de línguas, repartiu os estudos de Filologia e Linguística com os de Direito. Membro de algumas academias no Brasil (entre elas, a Academia Amazonense de Letras) e no Exterior. Possui condecorações, nacionais e internacionais. Foi longos anos ativista e conselheiro da World AntiCommunist League (pela qual foi condecorado, em Taipe) e nesta qualidade teve encontrou com figuras importantes da Política Internacional, como o General Park Chung-Hee, o Dr. Yen Cha-kan de Formosa, Ferdinando Edralin Marcos, das Filipinas e muitos outros, e escreveu a biografia autorizada Park Chung Hee. O Reformador da Coreia, logo traduzida a outras línguas. Outros livros publicados: Escritos en las Aguas. Texto bilíngue em espanhol e aragonês; Ezra Pound. Genialidade Rebeldia; A Agonia Espanhola; Os Inocentes Diálogos da Pindorama e Outros Ensaios; Ensayos Olvidados y Relecturas, etc. E ainda traduções do catalão, do alemão, do holandês, do afrikaans; do francês, do italiano, do grego, do sardo, do romeno, etc. Vive em Florianópolis, Santa Catarina. 

Produção Literária

Coleção “Obras de Newton Sabbá Guimarães”, Tomos I a XII, Literatura, Crônica, Ensaio e Biografia. Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, Manaus, AM, 1983.

Alguns Ensaios & Perfis, Editora Nova Consciência, Florianópolis, SC, 2019. 

De Magni Litterarum Elegantiorum Stuidisi, Gregorii Kaybandac, Africana Rwandensis, Laude – Elogio do Presidente Kayibanda, de Ruanda – em latim.

President Urho Kalva Kekkoneu and the Defence of Democracy – ensaio sobre a filosofia política de Kekkonen – em inglês.

Sheikh Khalifa gives a New Impulse to the State of Qatar – ensaio sobre o Xecado de Catar – em inglês.

King Faisal of Saudi Arabia and the Dignity of Power- estudo sobre a personalidade do Rei Faiçal – em inglês.

No País das Manhãs Calmas – recordação de uma viagem à Coreia do Sul.

Do Elogio do Humanismo –discurso de posse na Academia Amazonense de Letras – AAL.

Piccolo Saggio Sulia Fonetica Russa – estudo rápido sobre a fonética russa e comparação com outros idiomas eslavos – em italiano.

O Humanismo do Presidente Kayibanda

Sentenças como Juiz Criminal.

Letter à Monsieur Léopold Sédar Senghor – seleção de cartas ao Presidente Leopoldo Sédar Senghor, do Senegal.

Ensaios de Literatura Alemã.

Ensaios Rumenos.

No País das Cerejeiras em Flor – impressões de uma viagem ao Japão.

Ideias & Figuras – estudos biográficos.

Vida de Oscar Alfaro – o Poeta das Crianças.

Três poemas russos traduzidos e comentados.

O Conceito de Justiça e Direito na Obra de Gustav Radbruch – pequeno ensaio de filosofia do direito.

Teodureto Souto e a Abolição da Escravatura no Amazonas – discurso de posse no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

Um poeta de Goethe em Indonésio – tradução, comparação e comentários de um Poema em língua indonésia.

As Reformas Constitucionais do Presidente Park Chung-hee – série de três ensaios.

La Filosofia Política del General Fidel Sánchez Hernández – pequeno estudo sobre a política adotada pelo ex-presidente salvadorenho – em espanhol.

Lobspruch von einem Lehrer – discurso de saudação ao Prof. Kuhder, na Faculdade de Direito do Amazonas – em alemão.

Felicidade pela Leitura – Editora Juruá, 2009.

Gloriosos e Esquecidos: Ensaios, Editora Renascença, 2001.

Tradução – da sua Importância e Dificuldade, Editora Juruá, 2010.

Eros e Thánatos, Editora Semeando Livros, 2010.

Os Inocentes Diálogos da Pindorama e Outros Ensaios, Oficial do Amazonas, 2003.

Providenciais, Humanos e Heróis, Imprensa Oficial do Amazonas, 1980.

A Agonia Espanhola, Editora Imprensa Oficial do Amazonas, 2003.

Park Chung Hee – o Reformador da Coreia, Editora Coronária, 1975.

Ezra Pound Genialidade e Rebeldia, Editora Juruá.

Decadentes & Esquecidos – um passeio pela literatura brasileira fin-de-siècle e primeiras décdas do século XX. Editora Reggo/Academia Amazonense de Letras, Manaus, AM, 2019.

Guardados do meu baú – volume I,  Scortecci Editora, 2022.

A lembrança do instante e folhas revoltas (em parceria com J. R. Guedes de Oliveira), Editora Nova Consciência, 2022.

Perfis e Silhuetas, Editora da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 570 pág., 2022.

A pobreza dourada e outros ensaios, 186p; edição própria, 2022.