Pesquisa Retratos da Leitura eventos do livro e literatura revela perfil do leitor na Bienal de SP

Parceria do Instituto Pró Livro – IPL e Itaú Cultural, levantamento busca conhecer o perfil e os hábitos dos leitores que frequentam eventos literários. Neste estudo faz uma comparação dos resultados com os da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e da Festa Literária das Periferias (FLUP –RJ), traçando um paralelo com a Retratos da Leitura nacional, todas de 2019.

Realizada durante a 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo, de 2 a 10 de julho de 2022, a pesquisa Retratos da Leitura em eventos do livro e literatura apresenta dados reveladores, como o crescimento da participação das mulheres e dos jovens, maior escolarização e mais participação de autodeclarados brancos, em relação à pesquisa nacional. É notável, ainda, o crescimento da influência do TikTok, Youtube e Instagram no interesse em leituras de livros: 28%, nesta enquete, contra 3% no levantamento realizado em 2019 em todo o país. O estudo também demonstra que ler livros ajudou a enfrentar o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19 – 87% dos entrevistados informam que leram mais durante esse período.

A pesquisa foi aplicada pelo IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria e é resultado de uma parceria entre o Instituto Pró Livro – IPL e o Itaú Cultural. Foram ouvidos mil visitantes com idade superior a 10 anos e não integrantes de excursões escolares.

Neste ano, a Bienal de São Paulo recebeu 8% mais mulheres, em comparação à do Rio de Janeiro, realizada em 2019. Em relação à escolaridade, a grande maioria dos visitantes tem nível superior: 59% na Bienal paulistana; 61% na do Rio e 76% na FLUP, também organizada há três anos. Esses percentuais são maiores do que os do perfil de escolaridade dos brasileiros leitores, como revelado na Retratos da Leitura nacional, que registrou 16%.

Segundo o atual levantamento, os visitantes entre 18 e 24 anos são os que mais frequentam eventos literários. Na Bienal de SP, 36% dos entrevistados estão nessa faixa etária. No perfil referente a raça, em São Paulo 13% se autodeclararam pretos e 24% pardos; na FLUP, foram 46% pretos e 21% pardos. Percentuais superiores, também, à pesquisa nacional: 17% pretos e 45% pardos.

Retratos da Leitura em eventos do livro e literatura busca conhecer o perfil e os hábitos dos leitores que frequentam eventos literários. Os resultados da Bienal de São Paulo, de 2022, são comparados no levantamento com os da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realizada entre 30 de agosto e 8 de setembro de 2019, no RIOCENTRO, e da 8ª edição da Festa Literária das Periferias – FLUP, de 16 a 20 de outubro de 2019, no Museu de Arte do Rio de Janeiro.

Acesso a da Pesquisa Completa