Portugal confirma autores para a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022

"É urgente viver encantado", frase do escritor Valter Hugo Mãe, um dos nomes confirmados, é o mote da participação portuguesa, que ocupará um estande de 500 m². A comitiva de Portugal, país convidado de honra da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada entre os dias 2 e 10 de Julho, no Expo Center Norte, contará com 23 autores e chefs de Portugal, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Timor-Leste.
O convidado de honra terá um estande de 500 m² que inclui um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma área versátil, onde serão apresentadas exposições com conteúdos diversificados. A jornalista e escritora Isabel Lucas é a curadora da programação portuguesa.
Os autores confirmados são: Afonso Cruz, António Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Filipe Melo, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Kalaf Epalanga, Lídia Jorge, Luís Cardoso, Maria do Rosário Pedreira, Maria Inês Almeida, Matilde Campilho, Paulina Chiziane, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Teolinda Gersão, Valério Romão e Valter Hugo Mãe. Juntam-se, ainda, os chefs Vítor Sobral e André Magalhães. Todos os autores possuem obra publicada no Brasil nos últimos meses ou estão com lançamentos previstos para a Bienal do Livro de SP.
Uma frase de Valter Hugo Mãe dá o mote para a participação portuguesa: "É urgente viver encantado" e expressa bem o reencontro e a partilha entre autores de língua portuguesa e o público brasileiro.
"Será um intercâmbio muito frutífero para os dois países, que já têm fortes conexões por conta da língua, da cultura e das relações comerciais", afirma o presidente da CBL, Vitor Tavares. Entre os países falantes da Língua Portuguesa, aquele com o qual o Brasil possui um dos mais fortes intercâmbios é Portugal.
Os escritores, ilustradores e chefs da comitiva portuguesa estarão em diálogo com autores brasileiros, num programa que contribuirá para promover o conhecimento e o interesse pela literatura portuguesa, e também por Portugal enquanto destino literário, cultural e turístico.
Dez editores portugueses ainda participam, nos dias 29 de junho e 1 de julho, da 3ª Jornada Profissional - rodadas de negócios com editores internacionais convidados e uma programação de palestras exclusivas, trazendo para a Bienal os principais assuntos em discussão no mercado mundial. A Jornada Profissional é uma realização do Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o intuito de promover o setor editorial brasileiro no mercado global. Este ano devem participar mais de 60 profissionais, com 20 vagas para convidados internacionais.
A organização da comitiva portuguesa está sob responsabilidade do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Turismo de Portugal, I.P. e da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, entidades que integram o Grupo de Trabalho Interministerial para a organização de Feiras do Livro internacionais, em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Bienal Internacional do Livro de SP tem a expectativa de receber este ano cerca de 600 mil visitantes em uma área de 65 mil m².

https://www.bienaldolivrosp.com.br/