CONTOS, CRÔNICAS E POEMAS DE MARTHA MEIRELLES SALOTTI / PUBLISKO

O trabalho de uma vida. Essa é uma das formas com que se pode definir o livro Contos, Crônicas E Poemas, da paulistana Martha Meirelles Salotti, uma obra delicada e terna, mas, ao mesmo tempo, forte e cheia de personalidade, composta por alguns dos textos que escreveu ao longo dos anos de sua vida. A vontade de publicá-los veio depois da repercussão que seu poema A Lama teve depois de ser publicado no jornal Diário do Grande ABC. Esse foi o empurrãozinho que lhe faltava.

Mesmo tendo primeiro se arriscado no universo do jornalismo, foi como professora de matemática que Martha encontrou sua vocação. Seus mais de 30 anos de trabalho no magistério público estadual e municipal de São Paulo foram de grande inspiração para essa obra, que é dividida em duas partes: metade sobre suas experiências profissionais, metade sobre vivências do cotidiano familiar.

Em páginas singelas e cheias de carinho, ela conta causos interessantes, declama poemas repletos de memórias muito íntimas e apresenta ideias e reflexões fortes sobre educação. A seleção dos textos para essa coletânea foi, claramente, feita com muito cuidado e revela não apenas as experiências de uma mulher que viveu muito e plenamente, mas uma pessoa de personalidade e ideias arrojadas, que não tem medo de lutar pelo que acredita.

A primeira parte do livro, que contém textos sobre sua vida profissional, é bastante militante e até didática. Em meio a alguns ensaios sobre educação e aprendizado, está O Peixinho Azul, provavelmente a melhor crônica da obra. Em poucas páginas, Martha lembra do episódio em que, na época que era diretora, resolveu comprar um aquário para colocar no colégio. No entanto, a história é tão leve e divertida que destoa um pouco dos ensaios mais “cascudos” presentes nesta parte do livro e o intercalar de gêneros pode causar um pouco de confusão no leitor.

Já a segunda parte, sobre a vida em família, tem um tom mais íntimo e pessoal, com muitas crônicas rememorando seus pais e familiares e poemas existencialistas. É bonito ler as memórias de Martha, escritas com notável carinho, o sentimento é que invadimos seu diário secreto, repleto de textos que demonstram seu respeito pela família. O melhor é que mesmo aqueles que não conhecem a escritora podem se emocionar com as histórias contadas por ela, pois suas palavras vão direto ao coração e é fácil se identificar.

Contos, Crônicas E Poemas, publicado pela Editora Scortecci, é uma bela homenagem que Martha faz a dois de seus maiores amores: o magistério e a família. Através de diversos gêneros literários diferentes, ela conta histórias, reflete, opina e compartilha experiências de uma vida cheia de alegrias. No exercício de se expressar por meio de palavras, ela também presta homenagem a si própria, como mulher escritora, corajosa por colocar sua arte no mundo, sem medo de expressar opiniões fortes de uma vida dedicada a educar e aprender.

Crystal Ribeiro
https://publisko.com/

Contos, Crônicas e Poemas / Martha Meirelles Salotti
ISBN: 978-65-5529-152-0
Scortecci Editora
Formato 14 x 21 cm - 1ª edição - 2020 - 84 páginas