LIVRO 1852 DE OSVALDO GOMES JR. / PUBLISKO

100 anos separam a morte de Álvares de Azevedo do nascimento de Osvaldo Gomes Jr., autor de 1852, um livro-homenagem tanto ao próprio Azevedo quanto ao Romantismo. Esse movimento literário começou no Brasil em 1836 e, antes de morrer aos 20 anos, o escritor conseguiu o feito de se tornar um dos grandes expoentes do Romantismo, ficando conhecido como um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos.

Osvaldo Gomes Jr. é médico, mas sempre foi apreciador do sentimentalismo e do lirismo dos textos dessa época. Inspirado por eles, quando tinha quase a idade de Azevedo quando morreu, escreveu diversos poemas que ficaram guardados por quase 50 anos, mas que agora vêm a público nesta edição, publicada pela Editora Scortecci.

1852 revela sonetos que parecem vindos de um tempo que não existe mais, poemas marcados pelo lirismo, mas que trazem sentimentos comuns a qualquer época como o amor, a liberdade, a esperança e a apreciação da vida. Os sonetos não estiveram muito presentes no Romantismo, os poetas parnasianos apreciavam bem mais o ritmo e sua forma fixa, porém mais de 90% dos 59 poemas que Osvaldo apresenta na coletânea são sonetos e ele demonstra um bom domínio do formato.

Brincando com rimas e sílabas poéticas, o autor demonstra talento para tratar de sentimentos em forma de poesia, fazendo de 1852 uma bela obra. No entanto, leitores acostumados à poesia mais moderna podem estranhar o formato engessado dos sonetos, que ficam bem distantes dos versos livres modernos que trabalham os temas com mais intensidade. Visto com um olhar mais atual, o livro de Osvaldo parece até antiquado diante da produção poética que vemos hoje em dia. Talvez, no fundo, 1852 seja uma coletânea para românticos incuráveis, não aqueles que ficaram presos a uma época que já passou, mas aqueles que não imaginam deixar de ver a vida com o sentimentalismo e a esperança de outros tempos.

Crystal Ribeiro
https://publisko.com/

1852 / Osvaldo Gomes Jr.
ISBN: 978-85-366-5994-7
Scortecci Editora - Poesia
Formato 14 x 21 cm - 1ª edição - 2019 - 80 páginas
COMPRAR