Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza painel online sobre o Tratado de Marraqueche e a acessibilidade de livros para pessoas com deficiência visual e outros públicos com incapacidade física ou dificuldade de leitura. Implantação do acordo internacional segue em discussão pública no país e evento online abordará questões como Direitos Autorais e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assinado na famosa cidade do Marrocos, em 28 de junho de 2013, o Tratado de Marraqueche representa um importante avanço na luta mundial pelos direitos das pessoas com deficiência visual. No Brasil, esse acordo internacional segue em consulta pública, gerando debates que vão além da acessibilidade de livros por cegos e pessoas com baixa visão ou com outras dificuldades de leitura e acesso ao conteúdo de obras originalmente impressas. Buscando promover um debate mais amplo com especialistas e sociedade, a Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza, nesta quinta-feira,
25 de junho de 2020, um painel sobre o Tratado de Marraqueche. Gratuito, o evento será transmitido pelo canal da entidade no YouTube , a partir das 17h30min, sob a moderação de Ezequiel Mariano, da Rede de Leitura Inclusiva. Entre os participantes confirmados estão Thiago Oliveira, Coordenador-Geral de Regulação, Negociação e Análise, da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério da Cidadania; Carlos Ferrari, Secretário de Tecnologia e Acesso à Informação da ULAC - União Latino-americana de Cegos e parte das Diretorias do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência e da Organização Nacional de Cegos do Brasil; Moises Bauer, Assessor Jurídico do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente lotado no Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, e Alexandre Munck, Superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos e membro do Grupo de Trabalho pela regulamentação do Tratado de Marraqueche. O painel deverá abordar temas como o Tratado de Marraqueche como política de Estado; o debate público do acordo internacional ampliando as conversas sobre as políticas de acessibilidade e garantia de direitos; entidades, potenciais públicos beneficiados e a acessibilidade da consulta pública, e a importância da articulação e do fortalecimento da causa da pessoa com deficiência. Vale lembrar que a está aberta - pela Secretaria Especial da Cultura (SECULT) - uma consulta pública para coletar sugestões e comentários da sociedade sobre o Decreto que permitirá a adoção do Tratado de Marraqueche no Brasil. Com o evento online, a Fundação Dorina Nowill para Cegos espera contribuir para que as pessoas possam opinar e participar mais ativamente da discussão.
Sobre Fundação Dorina Nowill para Cegos
Há mais de 70 anos, A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo com capacidade de impressão de até 450 mil páginas no sistema por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes: http://www.fundacaodorina.org.br.
Mais informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:
Advice Comunicação Corporativa
Alexandre Moreno - alexandre.moreno@advicecc.com - Tel: (11) 5102 5251 | (11) 98374 4664
Luana Rodriguez - luana.rodriguez@advicecc.com - Tel: (11) 5102 5252
Beatriz Biasoto - beatriz.biasoto@advicecc.com - Tel: (11) 5102 5251 | (11) 5102 5252
Fernanda Dabori - fernanda.dabori@advicecc.com - Tel: (11) 5102 5255 | (11) 5102 5252