PROFESSOR DE TEATRO LANÇA LIVRO DE CONTOS NO ESPAÇO ARTE MULTICULTURAL

O Imparcial - Ariane Padovani - 27/09/2019 |

Danilo Forlini, de 30 anos, professor de teatro de improviso na Casa da Cultura, está lançando neste sábado (28) o seu primeiro livro de contos intitulado ‘O melhor presente que você poderia ganhar’. O evento gratuito acontece no Espaço Arte Multicultural às 19h00, e os exemplares, impressos pela Scortecci Editora, serão vendidos a R$ 25,00.
“Vai ter música ao vivo com o Vinícius Zurlo, que tem um projeto chamado ‘Plantio de cantoria’, e o Espaço Arte vai vender bebida e porção para quem quiser ficar por lá. A ideia é ser um encontro, um momento de troca, para as pessoas que quiserem ir, comprar um livro, pegar um autógrafo e dar um abraço. É mais uma comemoração, uma celebração”, contou Danilo.
Segundo o autor, os 28 contos que compõem o livro são histórias de ficção que ele criou a partir de algum aspecto do cotidiano. “Eu tento tirar alguma pontinha do cotidiano e exagerar nela para ver aonde chega. Sempre a partir do contemporâneo. Por exemplo, tem uma história que é sobre dois vampiros conversando sobre o fato de os humanos comerem muitos alimentos transgênicos e como isso os afeta. Tem outra história sobre um rapaz que fica tanto no celular que não percebe que o mundo acabou. Vai um pouco para esse lado. Eu extrapolo a realidade, mas eu tento partir de algum elemento que é comum”, explicou Danilo, que elegeu ‘Pudim’ a sua história preferida. “Ela fala sobre um menino que quer ser palhaço”, revelou.

O melhor presente

O título do livro é o mesmo de uma das histórias de seu interior e foi escolhido porque Danilo considera ganhar um livro o melhor presente de todos. “A história que se chama ‘O melhor presente que você poderia ganhar’ é sobre um rapaz que gosta muito de aniversário e a namorada dele promete que ele vai ganhar o melhor presente. A história parte desse ponto. E também porque eu gosto muito de presentear as pessoas com livros e sempre foi o meu presente favorito. Não dá para errar me dando um livro de presente, porque eu vou gostar. E é claro que tem uma intenção de divulgação, inclusive mercadológica, porque ele é uma piada pronta, se você quiser dar para alguém pode falar que vai dar o melhor presente para a pessoa e entregar o livro”, detalhou o autor.

A escrita

Danilo começou a escrever aos 10 anos e durante a adolescência publicou os seus textos, diálogos e poesias em um blog. “Mas na vida adulta dei uma parada. Há uns cinco anos eu me reaproximei do teatro, que eu fiz na adolescência, e através da improvisação voltei a fazer cursos de teatro, oficinas, a formação profissional e comecei a dar aulas de teatro. Dentro das criações dramatúrgicas e do contato com a improvisação, essa vontade de escrever e criar voltou. A maioria dos textos que estão aqui foram escritos desde então, é uma reunião desses contos”, expôs o professor.

Ler Mais: O Imparcial