Caçula.fm - 28/3/2019 |
Estudantes do curso de Direito da UFMS poderão participar, a partir do mês de abril, de uma ação de extensão em três unidades prisionais de Campo Grande. Trata-se do projeto Remição pela Leitura desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O objetivo é promover a leitura como meio de reinserção social e para a remição da pena a reeducandos.
De acordo com a professora do curso de Direito, Andrea Flores, os acadêmicos terão a oportunidade de conhecer de perto a realidade do sistema prisional. "Esse contato permitirá aos estudantes uma vivência envolvendo os cinco sentidos. Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais mais humanizados, coerentes e que tenham um olhar diferenciado", explica.
O primeiro passo para a realização do projeto é uma campanha de arrecadação de livros. "Estamos divulgando a ação nas turmas e vários acadêmicos já manifestaram interesse em participar", comenta Flores. O projeto prevê a realização de oficina de leitura e sobre como elaborar uma resenha, que será ministrada pelo professor Sandro Dornelles. Após a oficina, cada preso terá 30 dias para a leitura. Posteriormente, será agendada nova visita dos professores e estudantes à unidade prisional, para que acompanhem a elaboração das resenhas. Os acadêmicos serão responsáveis pela correção e por atribuir notas aos textos produzidos. Depois disso, uma comissão presidida pelo diretor do estabelecimento penal valida e encaminham para o juiz.
Ler mais: Caçula.fm