Diário dos Campos - Luana Souza - 27/3/2019 |
Três pilares são essenciais para incentivar à leitura no desenvolvimento infantil. A mediação do professor com o aluno, com a apresentação de bons textos que ajudam a despertar o gosto pela leitura e formar leitores ainda crianças; um acervo de qualidade nas escolas e a contação de histórias que ajuda no imaginário criativo da criança. O contato com os livros já na infância ajuda em diversos âmbitos do desenvolvimento, como a fala e habilidades de comunicação, que são fundamentais para o crescimento e manutenção de todas as relações ao longo da vida.
"O incentivo à leitura parte de um trabalho pedagógico dentro das escolas, onde os professores são orientados a trabalhar a leitura desde a educação infantil. Mesmo que a criança ainda não saiba ler, já desperta o gosto pela leitura ao ter contato com os livros nas salas de leitura que a escola oferece", explica Adriana Canavez, coordenadora de língua portuguesa da Secretaria de Educação de Ponta Grossa.
Já no ensino fundamental, o trabalho é realizado com a criança enquanto leitora, onde os alunos recebem livros para trabalhar em sala de aula, com boas histórias e bons textos. "A medida que a criança se apropria da leitura, começa a compreender melhor, faz análise do discurso e tem contato com os autores", diz Adriana.
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