Diário de Pernambuco - Emannuel Bento - 7/2/2019 |
O pernambucano Suetônio de Souza Júnior tinha 12 anos quando ganhou o seu primeiro livro. Foi nessa época que o morador da Zona Rural do município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, descobriu o quanto a prática da leitura poderia ser prazerosa e nunca mais abandonou o hábito. Há dois anos, com apenas dez livros, decidiu montaruma biblioteca infantil em um espaço onde costumava funcionar o antigo bar de seu pai.
O Cantinho da Alegria, como foi apelidado o local, hoje tem um acervo com mais de 5 mil livros, recebendo cerca de 70 crianças todos os sábados. É nesse espaço que Suetônio tem transmitido o prazer da leitura para novas gerações. "Eu passei a gostar de ler, mas vi que muita gente não tinha esse hábito. Por mais que existissem bibliotecas nas escolas da cidade, elas eram como depósitos, pois ninguém se interessava muito. Eu queria que a leitura fosse algo agradável e não por obrigação", explica o rapaz de 20 anos, que atualmente também trabalha como agente comunitário de saúde.
O Cantinho da Alegria foi ganhando popularidade aos poucos, recebendo mais livros com ajuda de professores das escolas da Zona Rural de Buíque. Após um tempo, se mudou para um espaço maior. A biblioteca começou a crescer quando o local foi divulgado nas redes sociais de Nuza Batemarque, advogada paulista e dona da conta do Instagram (@amoleituraoficia), com mais de 100 mil seguidores. "Começaram a chegar muitos livros aqui. Toda semana chegam alguns, inclusive dos próprios autores. Antes eu recebia cerca de 30 crianças por semana, hoje tenho 70 visitantes”, diz o organizador.
Ler mais: Diário de Pernambuco