A coisa é simples e é por isso que funciona.
Primeiro passo: reunir amigos que gostem de ler. Não se preocupe, no início, com o número de participantes. Três pessoas para começar é mais do que suficiente. Depois, aos poucos, outros virão e em pouco tempo você terá um grupo interessante.
Muitos grupos criam páginas nas redes sociais e tornam públicas suas atividades e propostas de trabalho. Se a ideia é essa, defina primeiro: nome do grupo, regras de participação e um calendário de reuniões com hora para começar e hora para terminar.
Evite encontros longos e cansativos. Duas horas são mais do que suficiente. Uma boa agenda de trabalho deve contemplar: discussão e troca de conhecimento. Conforme os encontros vão acontecendo, o grupo vai sentindo necessidade de aumentar ou diminuir o número de horas.
Todo clube de leitura tem um coordenador e um pequeno grupo gestor que propõe livros e elabora desafios.
Uma dica importante: não é aconselhável deixar o grupo crescer além da conta. Dez ou doze pessoas, no máximo. Um número excessivo de participantes pode inibir os mais tímidos e dificultar a gestão do próprio grupo.
A maioria dos grupos literários se reúne uma vez por mês. Importante escolher um local de fácil acesso e se possível neutro. Sugestões: bibliotecas, livrarias, igrejas, parques e espaços culturais.
Alguns grupos são temáticos e priorizam um assunto ou gênero literário ou mesmo obras de escritores de uma corrente literária ou época.
Muitas editoras valorizam e apoiam clubes de leitura promovendo descontos especiais e até fornecendo livros grátis.
O que você está esperando? Organize já o seu clube de leitura e surpreenda-se com o grande número de pessoas apaixonadas por livros.