Biblioteca Pública em Braile conta com quase 400 volumes

Diário do Vale - 3/2/2019 |

Inclusão social, cidadania e acessibilidade. Esses são importantes conceitos presentes na estrutura da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, que possui um setor específico para deficientes visuais. O espaço público conta, ao todo, com 489 volumes de livros em braile, sendo 53 da bíblia, além de contar com o auxílio da tecnologia em favor da democratização da leitura.

De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a biblioteca oferece uma das melhores estruturas para deficientes visuais na região, sendo assim uma grande referência em inclusão social atrelada a cultura. Essa acessibilidade, no entanto, começa bem antes da leitura, uma vez que o local possui rampas de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados.

Além dos 337 títulos em braile, a biblioteca possui recursos que facilitam o acesso de pessoas com deficiência. Entre eles, a sala destinada a este público específico possui um computador que contém o sistema “DOSVOX”, que permite que deficientes visuais façam pesquisas na internet através de uma leitura automática do conteúdo exibido no monitor da máquina. Outro importante meio de acesso aos livros é através dos “audiobooks”, que são livros cuja leitura é registrada e gravada em CD’s. São aproximadamente 327 audiobooks.

Mais informações: Diário do Vale