G1 - Rui Amaral - 31/1/2019 |
Em meio aos passageiros apressados que cruzam o terminal rodoviário no Centro de Campinas (SP) entre chegadas e partidas, a bibliotecária Suze Elias caminha com uma sacola de pano nas mãos. Dentro estão quadrinhos que começaram a ser distribuídos na manhã desta quinta-feira (31) em espaços públicos da cidade com objetivo de democratizar a leitura das histórias, e em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no dia anterior.
Ao G1, a bibliotecária contou que atua na atividade há 16 anos e os trabalhos ficarão disponíveis para quem quiser, basta levar para casa e ler. Idealizadora, ela conta que a ideia da "Revoada de Quadrinhos" - espalhar obras em diferentes regiões - veio à tona em 2017, quando teve a 1ª edição.
Ao ver uma das sacolas com três exemplares novinhos, Manuela, de 3 anos, não exita em transformar curiosidade em aproximação. A mãe, Maria Alice, conta que a menina, mesmo sem saber ler, gosta de folhear e observar as cores dos quadrinhos.
Reação semelhante ocorre quando Gustavo, de 7 anos, se depara com um gibi do Chico-Bento, um dos personagens emblemáticos criados pelo Maurício de Sousa.
"Eu não gosto tanto de ler, mas estou aprendendo. Destes aqui talvez eu goste", conta. A mãe, Tatiane Batista, elogia a ação. "É uma hora boa para a criança se interessar por ler".
Ler mais: G1