Técnicas em biblioteconomia promovem escritoras negras

Governo do Estado de São Paulo - 23/1/2019 |

Uma constatação de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, na capital, durante a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deu origem ao projeto Mulheres Negras na Biblioteca.

Em 2016, Ana Carine Souza, Iara Moraes, Lais Hellen Santos e Andreza de Lourdes Lima Rocha cursavam o técnico de Biblioteconomia quando perceberam que a biblioteca da unidade carecia de obras de escritoras negras, tema do TCC delas.

Na época, elas pediram doações e receberam cerca de 20 livros, que foram divulgados para os alunos e tiveram excelente retorno. A iniciativa segue até hoje com o objetivo de combater o racismo.

As estudantes perceberam que o mesmo problema se repetia em outras bibliotecas públicas da cidade e resolveram expandir sua atuação. O fim do TCC levou a iniciativa para outros espaços da zona Norte, onde além do incentivo ao aprimoramento do acervo, foram realizadas atividades como bate-papos com escritoras e um sarau de poesia.

O grupo acabou virando um coletivo, que segue com o trabalho. Além de Ana Carine e Iara, a bibliotecária Ketty Valêncio e a jornalista Juliane Sousa se juntaram às ex-alunas. A atuação delas é feita agora por meio da aprovação de projeto em edital da Prefeitura de São Paulo, que permite levar as atividades para dentro e fora de bibliotecas municipais. As jovens acreditam que seja possível enxergar na profissão um enfoque em produção cultural.

Ler Mais: Governo do Estado de São Paulo