Folha PE - Marjourie Corrêa - 24/1/2019 |
A Academia Pernambucana de Letras (APL) celebra 118 anos de fundação com sessão solene comemorativa, às 20h desta quinta-feira (24), na sede da instituição, no bairro das Graças. Na cerimônia, aberta ao público, serão apresentados os projetos para o ano de 2019 e também serão entregues os prêmios aos escritores vencedores do Concurso Literário de 2018. A presidente da APL, Margarida Cantarelli, ressalta que o dia exato da fundação é o dia 26. "Como é um sábado, antecipamos a comemoração para o dia 24 para que todos possam vir", afirmou Margarida.
Ainda segundo Margarida, a celebração, além de valorizar a longa trajetória da Academia, contribui para o fortalecimento do vínculo entre instituição, autores e leitores. "Nossa instituição é empenhada na promoção de literatura e cultura de um modo geral. A longevidade de nossa casa, com mecanismos funcionando e oferecendo atividades regulares, serve como ponto de reunião de pessoas igualmente interessadas em compartilhar experiências culturais", destacou a acadêmica.
Entre os principais projetos de 2019, está a assinatura do convênio com a TV Escola, que permitirá à Academia a exibição de documentários pertencentes ao canal, enriquecendo ainda mais a visita ao museu do local. "A nossa intenção é, além da exibição dos documentários, a promoção de debates, principalmente com membros da academia. Essa interação entre escritores e leitores é fundamental para tornar a APL cada vez mais acessível", disse a presidente. Além disso, a Academia adquiriu equipamentos para dar início ao funcionamento da cinemateca. "Ainda não temos uma data certa, mas estamos nos ajustes finais das negociações, e muito em breve a cinemateca estará funcionando", complementou.
Ler Mais: Folha PE