Festa do Livro da USP terá participação de 230 editoras

Jornal da USP - Claudia Costa - 26/11/2018 | 

Apesar da crise econômica, que levou ao fechamento de editoras e até grandes livrarias, a tradicional Festa do Livro da USP continua sendo o evento mais aguardado da Universidade, e este ano conta com um número ainda maior de estandes. Organizada pela Editora da USP (Edusp), a festa chega à sua 20ª edição e acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro, estendendo-se para o sábado, dia 1º de dezembro. O evento terá a participação de 230 editoras – contando os selos e editoras integrantes dos grupos editoriais, esse número sobe para 260. Entre elas estão grandes editoras como Companhia das Letras, Boitempo, Editora 34, Record e Edusp, e pequenas, entre elas Attie, Arte & Letra, Ouro Sobre Azul e Veneta, que vão trazer todo o seu catálogo, incluindo os lançamentos, com descontos de no mínimo 50%, podendo chegar a 90%.

A 20ª Festa do Livro, além de ganhar mais participantes – são quase 100 editoras a mais do que em 2017 –, ganhou mais espaço, cerca de 4 mil metros quadrados, e maior integração. Segundo Bruno Tenan, chefe de Marketing da Edusp, a tenda não tem mais divisões, será um espaço contínuo, mantendo somente as cores para identificar os espaços de cada editora. Já sobre a feira se estender para o sábado, ele diz que era um pedido antigo do público. “Nosso propósito sempre foi atender um público da Universidade, objetivo inicial também da Festa do Livro. Ao mesmo tempo, o sábado acaba favorecendo aquele público que é da Universidade mas que não consegue ir durante a semana”, informa, esperando atingir 70 mil visitantes com essa mudança – no ano passado estima-se que 50 mil pessoas visitaram a feira.

Para Tenan, mesmo neste momento econômico em que duas grandes livrarias passam por um período de crise – Cultura e Saraiva estão inadimplentes com editoras e distribuidoras há vários meses –, a Festa do Livro se apresenta como uma alternativa, principalmente para as pequenas editoras. “Como uma feira de livro que permite a venda direta para o consumidor, a Festa do Livro acaba sendo um ingrediente a mais para as editoras considerarem a participação no evento”, diz. “Nossa estimativa geral é de que foram vendidos 250 mil exemplares por ano nas últimas edições.” Além disso, o custo de participação é apenas um rateio das despesas de montagem, como ele diz, acrescentando que o crescimento se deve à grande procura por parte das próprias editoras – a cada ano é gerada uma lista de espera, que soma-se ao ano seguinte, aumentando consideravelmente o número de editoras.

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