O Globo - Paulo Autran - 11/10/2018 |
Em meio à crise que desanima a compra de livros e direitos autorais na Feira de Frankfurt deste ano, que começou nesta quarta-feira (10/10), publishers brasileiros buscam ver um outro lado, mais positivo, da história: o evento tem sido encarado como uma alavanca para retomar o crescimento nas vendas.
Segundo dados do Projeto Brazilian Publishers — uma parceria Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e da Câmara Brasileira de Livros (CBL) para exportações —, depois de quatro anos de queda, as negociações com outros países voltaram a crescer. As vendas, que caíram de US$ 2,9 milhões em 2013 para US$ 948 mil no ano passado, de janeiro a julho de 2018 já chegaram a US$ 814 mil.
— Até o final do ano, esperamos ficar entre US$ 1,3 milhão e US$ 1,5 milhão. Para alcançarmos esta expectativa, ainda temos que exportar entre US$ 480 e US$ 680 mil — calcula o gerente do projeto, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, animado com as perspectivas da feira alemã, o maior evento do mercado editorial do mundo. — Nossa expectativa de negócios para Frankfurt 2018 é de US$ 650 mil. Não só no evento, mas nos próximos 12 meses. Isso porque Frankfurt não é apenas uma excelente oportunidade de negócios para os empresários, mas o início da nossa preparação para o ano seguinte. É aqui que iniciamos as negociações para as participações nas feiras de Buenos Aires e Bogotá.
Ler Mais: O Globo