A Fundação SM anunciou, nesta sexta-feira (29), os oito finalistas do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2018. A iniciativa, que possui parceria com a SM, tem como objetivos estimular a criação literária nacional e engajar crianças e jovens com a literatura. No total, foram 1.009 obras literárias inscritas.
O vencedor será conhecido no dia 17 de julho e receberá o prêmio durante uma cerimônia, no mês de outubro, na qual também será lançado o livro. Além de receber R$ 40 mil como adiantamento de direitos autorais, o autor terá seu sua obra publicada na coleção 'Barco a Vapor', da SM.
O concurso, que surgiu na Espanha (1978) e está na sua 14ª edição, chegou ao Brasil em 2005 e é realizado em mais sete países: Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia e Peru. Na Espanha, o Barco a Vapor é entregue pela rainha desde 2006, tamanha a importância do prêmio.
Confira abaixo a lista completa dos finalistas e seus originais:
1) Alexandre Boide; -- Capitão Mimo
2) Vanessa Vascouto ; -- A árvore e a Nãna
3) Marco Túlio Costa; -- Marte declara paz
4) João Paulo Hergesel ; -- Que presepada!
5) Gael Rodrigues; -- A menina que engoliu um céu estrelado
6) Andréa Pelagagi; -- Som de azul
7) Elias Araújo, -- Diário de Brother
8) Camila Tardelli da Silva; -- Mensagens para Moiara
Livro sobre refugiados sírios venceu em 2017
No ano passado, o livro infantojuvenil 'O cometa é um sol que não deu certo' foi o vencedor da 13ª edição do Prêmio Barco a Vapor no Brasil. A obra, que contava a história sobre refugiados sírios, foi escrita pelo pernambucano Tadeu Sarmento, de 40 anos, e concorreu com outros 1.300 originais.
Já em 2016, o melhor livro foi 'Deslumbres e assombros', do estudante Lucas Carvalho, de 24 anos. A obra resgata as histórias de aventura e mostra um narrador em constante discussão sobre os caminhos a seguir.
Sobre a SM
Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 dez países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da companhia, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.
Sobre a Fundação SM
A Fundação SM busca apoiar e desenvolver projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação, que percebem o ser humano em sua totalidade, apoiando iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.