Folha de São Paulo - 04/05/2018 |
Nenhum prêmio Nobel de Literatura será dado em 2018 devido ao escândalo sexual que envolve diversos membros da Academia Sueca, informou a Fundação Nobel nesta sexta-feira (4).
Segundo a nota divulgada pela fundação, a decisão foi tomada devido à saída de membros do comitê e pela "queda no prestígio público da Academia'. O grupo pretende agregar mais membros nos próximos meses e entregar dois prêmios em 2019.
Com a saída de diversos membros da Academia, a instituição está com 11 de seus 18 assentos ocupados, um a menos do que o necessário para eleger novos membros ou tomar decisões.
Em sete ocasiões o prêmio Nobel de literatura não foi concedido, mas todas elas durante as duas guerras mundiais. Nunca por outro motivo.
O escândalo começou em novembro do ano passado, quando o jornal Dagens Nyheter noticiou que pelo menos 18 mulheres acusavam Jean-Claude Arnault, uma importante figura no meio cultural sueco, de assédio e agressão sexual.
Arnault é casado com a poeta Katarina Frostenson, que é membro da academia. E os dois dirigem juntos um clube cultural privado chamado Fórum, que recebia verbas da Academia.
Ler Mais: Folha de São Paulo