G1 - Luiza Garonce - 04/04/2018 |
Enquanto grupos contra e a favor do habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúnem na Esplanada dos Ministérios, outra forma de manifestação começa a assentar as bases em uma comercial na Asa Norte, em Brasília, nesta quarta-feira (4).
Entre as quadras 312 e 313, escritores e amantes da literatura levantam a bandeira da poesia. No corredor – nem à esqueda, nem à direita – eles montaram a "Bienal do B", evento de rua que resiste desde 2012.
Na 5ª edição, o evento vai até sexta-feira (6) com sarau de poesia, show de artistas locais e dos cariocas Amelinha e Eduardo Dussek, exposição de artes plásticas e mesas redondas – tudo de graça (veja programação completa abaixo).
A Bienal do B começa às 14h para as crianças, com teatro de bonecos e oficina literária. Já o momento dos adultos se inicia às 18h com debates, recitais de poesia e música. A rua fpara os carros às 19h.
Espaço para a poesia
O poeta e patrono da bienal Vicente Sá, afirma que é preciso espaço para a poesia, inclusive em momentos de "turbulência política". Segundo ele, "Brasília é uma cidade muito politizada, muito consciente e a poesia faz parte da cultura local".
Plano B
A "Bienal do B" surgiu como um evento alternativo ao fim da Bienal Internacional de Poesia, criada pela Secretaria de Cultura do DF em 2008 em parceria com o poeta e então diretor da Biblioteca Nacional da República, Antônio Miranda.
Ler Mais: G1