Com “bibliotecas vivas”, São Paulo fomenta acesso à cultura

Governo do Estado de São Paulo - 12/04/2018 |

O Estado de São Paulo não mede esforços para oferecer à população atrações na área da cultura, estimulando o acesso dos jovens ao conhecimento em vários segmentos, da música à literatura, passando pela fotografia e poesia.

Entre os equipamentos criados para atender essa demanda, destacam-se as bibliotecas-modelo do governo de São Paulo, uma localizada no Parque da Juventude, a Biblioteca de São Paulo – BSP, e outra no Parque Villa-Lobos – BVL, na capital.

Ambas oferecem diversas atividades gratuitas voltadas para o público jovem, além do seu acervo de livros e jogos, como oficinas de escrita criativa, de fotografia e de literatura, bem como o Luau, que apresenta temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações musicais.

A programação cultural inclui palestras, contação de histórias, cursos, oficinas, discussões sobre temas literários, intervenções teatrais, apresentações musicais, cursos diversos e brincadeiras.

Com uma estrutura planejada para dar conforto, autonomia e atenção aos usuários, a BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em formatos acessíveis (braille, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Conta ainda com recursos tecnológicos e computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento.

Já a BVL proporciona uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão, com foco na literatura e nas questões ambientais. Seu acervo é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência.

Ler Mais: Governo do Estado de São Paulo