O Globo - 24/04/2018 |
Escritor paulistano Julián Fuks foi anunciado hoje como vencedor do Prêmio Anna Seghers de literatura de 2018, criado há 30 anos para incentivar novos talentos da literatura de língua alemã e da América Latina. A cerimônia de premiação será dia 23 de novembro, na Academia das Artes de Berlim. O valor do prêmio é de € 8 mil.
Eleito pela revista Granta em 2012 um dos melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos, Fuks nasceu em 1981, em São Paulo, e é um dos autores mais laureados do país. Seu romance "A resistência" (2015) venceu o Prêmio Jabuti na categoria livro de ficção e o Prêmio José Saramago, ficou entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura e conquistou o segundo lugar no Oceanos (antigo Portugal Telecom).
Filho dos psicanalistas argentinos Mario e Lucia Barbero Fuks, que chegaram ao Brasil em 1977, um ano depois do golpe militar no país vizinho. Esse núcleo familiar e suas questões, esquadrinhadas naquele consultório, foram a fonte de inspiração do livro, escrito a pedido do irmão do autor, Emi.
— “A resistência” me rendeu muita coisa. Ou seja, está dando para viver disso. Ao mesmo tempo, sei que é circunstancial e passageiro. Então, tenho que buscar outras formas de sobreviver ligadas à escrita — disse ele na época.
Ler Mais: O Globo