O Globo - 24/04/2018 |
Diferentemente de 2017, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) não acontecerá nas dependências da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, localizada no centro histórico da cidade, conforme noticiou a coluna de Ancelmo Gois nesta terça-feira.
Ao GLOBO, a organização da Flip informou que a "Festa Literária, como no ano passado, permanecerá no entorno da Praça da Matriz de Paraty", enquanto o Bispo da Diocese de Itaguaí (RJ), Dom José Ubiratan confirmou que "neste ano a Flip não vai acontecer na igreja":
— A Flip sempre aconteceu fora da igreja e correu bem. No ano passado, por problemas financeiros, eles nos pediram para utilizar a igreja e cedemos o espaço — diz o bispo.
Em 2017, o padre Roberto Carlos Pereira enfrentou resistência e críticas de fieis que foram contrários ao uso da igreja para o evento, uma opinião que agora é corroborada pela Diocese de Itaguaí, que responde pela Igreja Matriz, um monumento histórico cuja inauguração data de 1873.
— Nós não temos nada contra a Flip. É uma promoção cultural muito bonita, uma iniciativa muito válida em favor da literatura, mas a igreja é um lugar de culto, de oração, e cada coisa deve permanecer no seu devido lugar. Não se pode misturar as coisas — diz Dom José.
Ler Mais: O Globo