O Povo - Mariana Amorim - 16/10/2017 |
Uma semente de leitura foi plantada no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Pendurados por fios coloridos nos galhos de uma grande árvore localizada no pátio, cartões postais alimentam quem tem curiosidade por literatura. É o Pé de Palavra, iniciativa de coletivo Bons Ventos Sempre Chegam, que reúne ilustrações e poesias de escritoras e busca incentivar a leitura entre jovens e adultos.
A proposta surgiu há sete anos, durante uma ação cultural no Centro Cultural da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no Crato. “Eu estava cansada de nunca ter espaço para a Literatura ou que ela sempre fosse contemplada ‘apenas’ com a contação de Histórias, que amo, mas não pode ser única”, explica a escritora Anna K Lima, uma das idealizadoras do projeto. “Gosto da sensação de tocar as coisas, as pessoas, as palavras. Queria as pessoas interagindo mais, daí espalhamos postais pelas árvores da cidade. Foi incrível”, completa.
Quem visita o espaço, percebe que a árvore chama a atenção de quem passa. As crianças, principalmente, olham para os postais com ares de encanto. Já os mais velhos, aproveitam o espaço embaixo do Pé de Palavra para conversar e trocar ideias. “O Pé de Palavra é uma proposta lítero-imagética que se propõe a interagir com o outro, em espaços públicos através de postais pendurados em árvores”, reforça Anna.
Ler Mais: O Povo