Nomes dos patronáveis da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre são divulgados

G1 - 05/09/2017 |

Os nomes dos cinco escritores candidatos ao posto de patrono da Feira do Livro de Porto Alegre deste ano foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Câmara Rio-Grandense do Livro. O escolhido será divulgado em outubro. O recifense André Neves, os porto-alegrenses Caio Ritter, Celso Gutfriend e Luis Dill e a santa-cruzense Valesca de Assis estão no páreo.

O evento realizado todo ano na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, chega à 63ª edição. Neste ano, a Feira vai de 1 a 19 de novembro.

Os nomes foram escolhidos por meio de indicações das empresas associadas à Câmara Rio-Grandense, além de patronos de feiras anteriores e ex-presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro. Após uma nova votação, o patrono será escolhido. A atual patrona é a escritora gaúcha Cíntia Moscovich.

De acordo com a Câmara Rio-Grandense do Livro, podem concorrer autores com obra de qualquer gênero, gaúchos ou radicados no estado há mais de cinco anos. São considerados, ainda, os seguintes critérios: qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade em geral e serviços prestados ao livro produzido no Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre os candidatos a seguir:

André Neves nasceu em Recife, em 1973, mas reside em Porto Alegre. Trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Estudou Artes Plásticas, é arte-educador e promove palestras e oficinas. Também é vencedor do Jabuti 2003 na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, e do Açorianos de Literatura em 2004, 2006 e 2009. Conquistou o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e já integrou o Catálogo de Bolonha. É autor de “A Caligrafia de Dona Sofia”, “Obax” e “Tom”, entre outros títulos, além de ter ilustrado vários livros de outros autores. Foi patronável também em 2016, ao lado de Caio Riter e Luís Dill.

Ler Mais: G1