Ministério da Cultura - 08/09/2017 |
O Brasil é o convidado de honra da Festa do Livro e da Cultura de Medellín (Colômbia), que se realiza de 10 a 17 de setembro. Pela primeira vez, o evento vai homenagear um país. Além de uma delegação de escritores e artistas de diversas áreas, haverá dois espaços brasileiros na festa - uma livraria com cerca de 8.000 volumes e um pavilhão com atrações de diferentes segmentos do setor criativo.
A participação brasileira no evento, uma das mais importantes iniciativas culturais da Colômbia, foi articulada pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A homenagem ao Brasil foi motivada pela rede de solidariedade dos colombianos, especialmente da região da Antioquia, onde fica Medellín, após o acidente com o avião que transportava o time da Chapecoense, no dia 29 de novembro de 2016.
Desta forma, uma das atrações do pavilhão brasileiro será a exposição do Museu do Futebol, com participação da cidade de Chapecó (SC) e da equipe da Chapecoense. O pavilhão, que tem 404 metros quadrados, é integrado por auditório, cozinha, restaurante e espaço para exposições. A programação faz amplo recorte da cultura brasileira e inclui debates com autores nacionais, mostras itinerantes de diferentes áreas, oficinas culinárias, apresentações musicais e exibição de filmes brasileiros.
A livraria brasileira ocupará um local de destaque: serão 90 metros quadrados, logo na entrada da Festa do Livro e da Cultura. A produção literária nacional marcará presença nos quatro salões especializados da festa: livro infantil e juvenil, livro universitário ibero-americano, livro digital e audiovisual (novas leituras) e livro independente.
Ler Mais: Ministério da Cultura