Veja - 27/07/2017 |
Homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2017, Lima Barreto retornou às livrarias com novas edições especiais, enquanto sua trajetória é tema de duas interessantes biografias. Assinado por Lilia Shwarcz, Lima Barreto: Triste Visionário (Companhia das Letras) já virou texto obrigatório aos interessados no autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma. Na onda, a Autêntica relança A Vida de Lima Barreto, livro de 1952 escrito por Francisco Assis Barbosa, que investiga as origens e a obra do grande cronista do século XX.
Confira abaixo títulos de alguns dos principais lançamentos sobre o autor carioca:
Livro 'Lima Barreto: Triste Visionário', de Lilia Schwarcz
O portentoso projeto assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz abrange não só a vida do escritor carioca, mas também uma profunda análise das temáticas abordadas e das críticas elaboradas por ele. Para tanto, ela passou quase uma década envolta pela obra do autor e em uma pesquisa que incluiu visitas aos locais onde Barreto viveu e produziu até sua prematura morte, em 1922, aos 41 anos (Companhia das Letras, 648 páginas, 69,90 reais o impresso e 39,90 o digital)
'A Vida de Lima Barreto', de Francisco de Assis Barbosa
Clássica biografia do escritor, foi publicada pela primeira vez em 1952, assinada pelo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Francisco de Assis Barbosa. Foi o livro que jogou luz sobre o esquecido escritor e também serviu de ponto de partida para o recente trabalho de Lilia Schwarcz. Com a homenagem na Flip, a editora Autêntica relança a obra que estava fora de catálogo (Autêntica, 432 páginas, 54,90 reais)
Livro 'Numa e Ninfa', de Lima Barreto
O romance satírico foi publicado originalmente como folhetim, no jornal A Noite, em 1915. O protagonista, Numa Pompílio de Castro, filho de um empregado, forma-se em Direito e adentra a alta sociedade ao casar-se com a filha de um senador. A obra é uma das críticas do autor ao governo do marechal Hermes da Fonseca (Penguin Companhia, 308 páginas, 34,90 reais)
Livro 'Clara dos Anjos', de Lima Barreto
Um dos romances mais populares do autor, o texto foi publicado em dezesseis números da revista Sousa Cruz, entre 1923 e 24 — o livro só sairia em 1948. Em domínio público, a trama será relançada de forma integral, sem adaptações, em uma edição da coleção Clássicos Infantis e Juvenis da Autêntica. O catálogo da série conta com textos internacionais, como Pollyana, Peter Pan e Alice no País das Maravilhas. Barreto é o primeiro brasileiro a integrar a coleção (Autêntica, 176 páginas, 29,80 reais)
Ler Mais: Veja