Encontros debatem e exploram literatura periférica na Paulista

Catraca Livre - 12/07/2017 |

Às quartas-feiras de julho, o Itaú Cultural promove o Ciclo Margens, uma série de encontros literários que têm como objetivo discutir a produção literária a partir das periferias brasileiras. As conversas dão voz a pessoas, principalmente mulheres, que escrevem a literatura dita marginal.

Os encontros acontecem sempre às 19h, com entrada Catraca Livre. O público preferencial deve retirar o ingresso na bilheteria duas horas antes, e o convencional, apenas uma hora antes.

Ao todo, serão três mesas de debate, um a cada semana, todos com mediação da jornalista Jéssica Balbino, curadora da programação com o Núcleo de Audiovisual e Literatura, e a presença de autores e poetas.

O primeiro encontro, no dia 12, tem o tema Literatura Marginal. A conversa conta com a presença do poeta Allan Jonnes e da escritora Raquel Almeida e procura entender como as pessoas se descobrem escritoras e o que as leva a publicarem, divulgarem e difundirem a literatura em sua comunidade.

Na semana seguinte, dia 19, Jacira Roque de Oliveira, mãe de Emicida e Fióti, que lançará seu primeiro livro este ano, e a poeta Letícia Brito discorrem sobre o tema Mulheres na literatura marginal/periférica. Partindo do crescimento do número de publicações de livros feitos pelo público feminino, a mesa discute a descoberta da mulher como autora e o que está por trás da publicação.

Encerrando o ciclo, na terceira mesa, O que define uma pessoa como poeta ou escritor?, as poetas Kika Sena e Janaína Moitinho abordam os questionamentos acerca do rótulo de poeta e escritor.

Ler Mais: Catraca Livre