Ministério da Cultura - 10/07/2017 |
O Conselho Intergovernamental do Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) elegeu nova diretoria para os próximos dois anos. O Brasil foi eleito vice-presidente e trabalhará em conjunto com a Costa Rica, eleita presidente do grupo. Integrantes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), vinculado ao Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC), representarão o Brasil no conselho.
O Brasil participa do Iberbibliotecas desde 2012, mas é a primeira vez que ocupa cargo de coordenação. Além do Brasil, fazem parte do programa Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Peru e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).
O Iberbibliotecas tem o objetivo de promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação, aprimorar os serviços das bibliotecas públicas e comunitárias e promover a troca de experiências entre elas. A atuação se dá por meio de três frentes principais: cursos, concursos e estágios.
De acordo com a coordenadora geral do Sistema nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Dandara Baçã, fora as reuniões anuais e eventuais extraordinárias, o contato entre os membros do Iberbibliotecas se dá por meio virtual. "Na última reunião (realizada de 27 de junho a 1º de julho, em Buenos Aires), o Brasil deu contribuições quanto a organização dos cursos, revisão dos regulamentos, direitos autorais dos cursos, sistema para gestão das inscrições e organizações das notas e também foi fechada uma parceria com o sistema de bibliotecas do México para tradução dos manuais que eles disponibilizam para bibliotecários", informou.
Ler Mais: Ministério da Cultura