Blog da Bienal do Livro de Pernambuco - 08/05/2017 |
O número de leitores no Brasil subiu seis pontos percentuais entre 2011 e 2015, de acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada para o Instituto Pró-Livro pelo Ibope. Com abrangência nacional, o estudo aponta que o país tem cerca de 104,7 milhões de leitores, ou seja, 56% da população. Isso destaca que, mesmo em crise econômica, o mercado editorial brasileiro se desenvolve, indicando que o cenário do mercado editorial está em mudanças constantes. E tudo se reflete também no Nordeste que não só mantém uma população leitora equilibrada (uma média de 51% de leitores), assim como cresce cada vez mais o número de autores reconhecidos, inclusive nacionalmente.
Um dos celeiros desta produção se concentra em Pernambuco, estado que vem se destacando com teve destaque recente com a indicação de diversos nomes no Prêmio Jabuti de Literatura: “O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo” do escritor Raimundo Carrero, Fabiana Moraes com “O Nascimento de Joicy”, Josué Limeira com “O Pequeno Príncipe em Cordel” com ilustração de Vladimir Barros, o projeto gráfico de “Bichos Vermelhos” de Lina Rosa e o livro sobre arte “Marianne Peretti: a Ousadia da Invenção”, organizado por Tactiana Braga. E navegando nesta seara uma iniciativa promete mexer ainda mais com a cena literária pernambucana: o selo editorialScortecci/Cia de Eventos, desenvolvido a partir de uma parceria do Grupo Editorial Scortecci e da Cia de Eventos.
Na prática, a iniciativa envolverá escritores a integrarem o casting a partir de concursos literários e de lançamento de antologias de autores nordestinos, residentes ou não na região, a ser conduzido pela Cia. de Eventos, empresa responsável por diversos empreendimentos culturais e literários (entre os quais a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que chega a sua décima primeira edição em 2017) e o Grupo, mais especificamente pela Scortecci Editora, comandada por João Scortecci, há 35 anos.
Com uma longa trajetória no cenário literário, o Grupo congrega os selos editoriais: Scortecci, Fábrica de Livros, REBRA/Scortecci, Quadrinhos e Pingo de Letra (infantil), voltados a promover o conhecimento e fomentar o mundo literário e cultural através da leitura e incentivar o crescimento do saber e do próprio mercado literário com obras que chega a margem de mais de oito mil e quinhentos títulos publicados em primeira edição. Tudo resultado da preocupação com o leitor e com os escritores e com foco em uma atuação multidisciplinar através da edição, impressão e comercialização das obras. O trabalho da Scortecci é conduzido pelo sistema que agrega gráfica própria com tecnologia digital, sofisticado controle de vendas online, espaço cultural, sites na Internet (Amigos do Livro, Portal Escritor, Livraria Asabeça e outros), escola para formação de profissionais do livro (Escola do Escritor) e central de logística com infraestrutura completa para atender qualquer pedido de venda em até 48 horas.
Ler Mais: Blog da Bienal do Livro de Pernambuco