Flip 2017 anuncia casa em homenagem a Jorge Amado e José Saramago

G1 - 09/05/2017 |

A organização da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou na sexta-feira (5) que vai ter um espaço em homenagem aos escritores Jorge Amado (1912-2001) e José Saramago (1922-2010).

A Casa Amado e Saramago vai ter programação paralela e o lançamento de um livro inédito com correspondências trocadas entre o best-seller brasileiro o português ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Está prevista ainda uma exposição de fotografias dos dois.

Os eventos devem marcar os dez anos da Fundação José Saramago e tem apoio do Ministério da Cultura de Portugal. A Fundação Casa Jorge Amado é parceira da iniciativa.

No anúncio, que foi feito no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, foi apresentada o que a organização da Flip chama de "presença lusófona" (ou seja: vindos de países onde o português é a língua oficial) na programação principal da edição de 2017.

O "time" português, que já tinha o escritor Frederico Lourenço, que tradutor da Bíblia, ganhou o três reforços: a jovem Djaimilia Pereira de Almeida e o rapper e ativista Luaty Beirão, ambos nascidos em Angola; e a jornalista espanhola Pilar de Río, víuva de Saramago e presidente da Fundação José Saramago. Todos estão escalados para a Tenda dos Autores, local onde acontecem os debates em Paraty.

Lázaro Ramos e outros autores da Flip 2017

Antes da "presença lusófona" na Tenda dos Autores, a Flip 2017 já havia anunciado três escritores, além da sessão de abertura com Lázaro Ramos e Lilia Schwarcz .

Enquanto a historiadora e escritora falará sobre Lima Barreto, homenageado da edição, o ator lerá trechos da obra do autor. A cenografia ficará a cargo do diretor de teatro Felipe Hirsch.

Ler Mais: G1