Encontro discute lugar da leitura e do livro na Base

Abrelivros - 09/05/2017 |

Transpor o espaço do livro e da leitura da biblioteca da escola para a sala de aula. Pautados por esse desafio, profissionais do mercado editorial estiveram reunidos nesta sexta-feira (05/05) na Unibes Cultural, em São Paulo, para ouvir o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), Rossieli Soares da Silva, no debate “O Livro e a Leitura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

De última hora, no entanto, o secretário cancelou sua participação no evento organizado pela Câmara Brasileira do Livro, sendo substituído por Tereza Pontual, diretora de Currículos do Ministério, e pelas especialistas Guiomar Namo de Mello e Zuleika de Felice Murrie, que participaram da construção do documento.

Com a mudança repentina na programação, o teor e os fundamentos da terceira versão da Base, entregue pelo Ministério da Educação (MEC) para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) no início de abril, guiaram a apresentação de Guiomar, integrante do Movimento pela Base. “Os avanços tecnológicos, as novas demandas educacionais do século XXI, do mercado de trabalho e da formação cidadã exigiram que repensássemos os nossos currículos. A escola precisava rever seus papéis”, disse.

Para a educadora, o documento, que começou a ser elaborado em 2014 como uma exigência do Plano Nacional de Educação (PNE), surge para suprir lacunas curriculares e pactuar com a qualidade do ensino. “Antes, tínhamos as diretrizes [Diretrizes Curriculares Nacionais], mas que eram muito genéricas e, por conta disso, o Brasil caiu em uma anomia curricular”, disse a especialista, apontando, no entanto, que a BNCC não é currículo, mas o rumo, onde queremos chegar.

“Os estados, municípios e escolas deverão trazer os caminhos na elaboração dos seus currículos, considerando as especificidades de seus contextos, de suas necessidades. Nesse sentido, Alagoas vai ter um caminho, por exemplo, e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, outro”.

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