G1 - 19/05/2017 |
Para ocupar vazio da biblioteca, o Centro de Ensino Médio Castro Alves criou o projeto Talentos da Leitura. O objetivo é incentivar que os estudantes leiam mais. Funciona através de um esquema de premiação. Ao final de cada semestre é feita a contagem de empréstimo de cada aluno. Quem tiver lido mais, leva para casa um kit com vários livros.
Agora a biblioteca está sempre movimentada. Ambiente onde a estudante Maria da Conceição, que veio do Maranhão, se sente acolhida. "Eu comecei a pegar os livros de ficção científica, de terror, do jeito que eu gosto e acabei me identificando mais. Passei a vir mais na biblioteca, vir constantemente. Virou minha segunda casa", afirma.
Maria está sempre acompanhada da amiga Leila Silva do Nascimento, que também é apaixonada pelos livros. O suspense está entre os gêneros literários favoritos dela e por um motivo para lá de especial. "É dos que eu mais me identifiquei. Eu gosto de ler ficção, saem um pouco do normal, de sair do dia a dia. Quando eu leio é como se eu vivesse cada personagem, como se eu me visse lá e saíssem um pouco da minha rotina."
A bibliotecária Maria do Socorro Zacarias, que idealizou o Talentos da Leitura que o projeto mudou a relação que os alunos têm com a biblioteca da escola. "Começaram a procurar mais a biblioteca. Isso incentiva ao gosto pela leitura e ajuda também aos professores na realização de trabalhos. Além do interesse, o aluno muda de comportamento", afirma.
Se nós oferecermos livros, mais conhecimento e não tiver a busca do aluno não tem o que a gente comemorar. É um símbolo que escola oferece para que os alunos possam se reconhecer como buscadores de um conhecimento que é para eles", defende a diretora Maria do Carmo.
O estudante Fábio Araújo, que já gostava de ler, passou a se dedicar ainda a leitura. Principalmente ao perceber que essa atividade traz mais benefícios do que se imagina. "Trabalha o raciocínio lógico, falar bem as palavras. Para mim é você é ter conhecimento e saber aplicar", diz.
Ler Mais: G1