Festival #JuntosBuscamos une literara e migração

CBL - 06/04/2017 - Os fluxos migratórios gerados em decorrência de guerras, ou mesmo de desastres naturais afetam pessoas em todo o mundo e são, cada vez mais recorrentes nos últimos anos. Esse deslocamento está presente nos noticiários e na mídia, na arte e na literatura.

Atual e urgente, essa questão é tema do Festival #JuntosBuscamos, realizado pelo Goethe-Institut e que acontece no dia 23 de abril de 2017 (domingo), das 11h às 16h, no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca (Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes).

O evento conta com diversas atrações, entre música, histórias, sarau e atividades lúdicas, como a construção de uma palavra, retirada de um texto literário, que remete à migração e que será representada de forma anamórfica, ou seja, legível apenas quando vista de um determinado ângulo.

Durante o Festival, uma poeta com máquina de escrever estará durante o evento no Espaço de Leitura do Parque, escrevendo poemas para o público. O grupo Maiúsculos&Minúsculos promoverá atividades com livros e leitura para crianças. O Sarau Supersônico irá compartilhar textos e e poemas da literatura infantil e infantojuventil.

O evento é gratuito e aberto ao público. Simultaneamente, outros Institutos Goethe, de Salvador, do Rio de Janeiro e de outras quatro cidades sul-americanas – La Paz, Buenos Aires, Caracas e Santiago – compartilharão suas comemorações pelo Dia Internacional do Livro na hashtag #JuntosBuscamos.

Além do evento no Parque da Água Branca, o Goethe-Institut lança o Concurso #JuntosBuscamos, disponível no site www.goethe.de/saopaulo/juntosbuscamos e que vai dar prêmios em livros. Qualquer um pode participar, enviando fotos, vídeos e outros formatos, tendo como tema a palavra secreta de um trecho da obra do autor Elias Canetti, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1981.

O projeto #JuntosBuscamos é realizado pelo Goethe-Institut São Paulo, em parceria com o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o apoio da organização SPLeituras, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do movimento Tem Mais Gente Lendo e da Livraria da Vila.

Ler Mais: CBL