G1 - 11/04/2017 - Parte do acervo de livros da biblioteca estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, está sendo restaurada. Ao todo, três mil livros que estavam há mais de 10 anos em uma sala fechada, por causa de fungos nocivos aos humanos, devem ser restaurados e disponibilizados à população.
Os livros estavam guardados em uma sala desde o diagnóstico de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) identificar a presença de mais de 80 tipos de fungos prejudiciais à saúde.
Para ter acesso ao acervo, foi preciso um processo de desinfecção, segundo o conservador Fernando Santos. "Foi realizado um processo de pesquisa intensa para saber qual seria o melhor tratamento para o acervo desses livros", explicou.
As obras que estão com as páginas ou com a capa soltas são marcadas com um laço de algodão, avisando que a obra requer cuidados especiais para que as folhas não rasguem. Depois de passar pelo processo de restauração, os livros serão catalogados e disponibilizados para leitura. Os mais danificados serão digitalizados.
O historiador Lucivaldo Ávila se diz surpreso com as obras raras que são encontradas no acervo durante o processo de restauração, como um livro que tem a capa trabalhada em madre pérola, publicado em 1858. "Tem aparecido produções de grandes historiadores, temos clássicos franceses, livros escritos em alemão e em latim", contou.
Ler Mais: G1