SALETTE GRANATO

Salette Granato - Licenciada em Letras pela Universidade Paulista. Presidente da Academia Jacarehyense de Letras 2013/2014/2015.
Vice-presidente da Academia Jacarehyense de Letras 2011/2012 - Cadeira nº 10 - Patrono Dr. Roberto Donizete de Souza. Funcionária pública da Câmara Municipal de Jacareí desde 1993.
Autora dos livros:
Uma Perene Lição de Amor  - (obra social)
A Guerra na Sombra do Poeta (Scortecci)
O Ipê à Minha Janela - (Scortecci)










A BICICLETA AZUL, O QUARTINHO E O COELHÃO AMARELO / Salette Granato


Do que se compõe a prosa deliciosa e terna de Salette Granato? (Re)folheio uma a uma as páginas que compõem este livro e a resposta me vem rápida: do cotidiano, das coisas simples e grandiosas, dos pequenos acontecimentos, das surpresas do dia a dia, das lembranças. É isso: a cronista é uma colecionadora de lembranças grandes e pequenas, do exercício de não se esquecer do que habita e habitou seu mundo interior. O cronista é, via de regra, isso: alguém que observa, guarda com os sentidos, reinventa, torna delicado aquilo que o circunda ou, então, faz a crítica e a divide com seu leitor. 

Confesso que conhecia bem a poeta, mas a cronista veio e me surpreendeu, que bom é ler Salette, esta Granato que faz mágicas com as palavras. Aqui, uma cena de filme de terror; ali, um Santos Dumont admirável e acolá um coelhão amarelo. De que se compõe mesmo a prosa dessa linda e querida amiga da Academia Jacarehyense de Letras, presidente da instituição, mãe de duas adoráveis criaturas e cujo sentimento está sempre à flor da pele? Impossível responder se não considerarmos que de tudo um pouco e um pouco de tudo.

Ao observá-la andar entre os comuns mortais, é possível que se observe nela um pouco de uma bailarina com sua graça e desenvoltura, mas, certamente, é ao olhar para ela que se nota o olho que tudo vê, que tudo observa, que tudo enxerga. Esse é seu segredo: o mundo interessa a ela não apenas como algo a se observar; tudo que a cerca é lição para os exercícios de escrita que este livro guarda. Espero que você, leitor, guarde este fio e desvende em cada aparente  simplicidade das palavras uma grande cronista que, em cada alinhavo, tece a mágica da história por contar. 

Professora Esther Rosado é psicanalista, escritora e artista plástica. Membro da Academia Jacarehyense de Letras – cadeira nº 17 – Patronesse Philomena Pinheiro.

Serviço:
A Bicicleta Azul, o Quartinho e o Coelhão Amarelo
Salette Granato

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-4286-4
Formato 14 x 21 cm
52 páginas
1ª edição - 2015

CONTOS DO VALE / Academia Jacarehyense de Letras

Uma viagem pelo mundo das emoções foi a aventura literária que a Academia Jacarehyense de Letras fez por algumas cidades do histórico Vale do Paraíba. Cada acadêmico, com a cidade que foi sorteada, teve liberdade de criação, mas com um único compromisso: sua história teria que estar relacionada com ela. Dentro desse espaço, entretanto, sua criação poderia estar no distante passado, no presente ou no imaginário futuro. Neste livro, que é o primeiro volume, estão as histórias de algumas cidades. Agora, você, leitor, vai poder conferir e avaliar o poder de criação de cada um dos acadêmicos e como cada um, que visitou a cidade e pesquisou sobre ela, conseguiu cumprir com sua tarefa literária.
Benedicto Sérgio Lencioni - Cadeira 30 – Patrono João Porto

A Academia Jacarehyense de Letras foi fundada em março de 2004 e declarada de utilidade pública em 17 de agosto de 2007 pela Lei Municipal nº 5085/2007. Composta por trinta membros efetivos e vitalícios, possui também um membro benemérito, um correspondente e outro honorário. É considerada como uma das academias mais atuantes do Vale do Paraíba. Mantém contato direto com as escolas de Jacareí, incentivando a produção literária. Os acadêmicos se reúnem semanalmente, estão em constante produção literária e a diversidade de estilos fortalece a missão acadêmica. A cidade de Jacareí tem 361 anos e uma tradição cultural: ficou conhecida como “Athenas Paulista, berço da cultura e do saber” devido à qualidade do ensino ministrada no Colégio Nogueira da Gama, fundado pelo educador Lamartine Delamare Nogueira da Gama, onde estudaram ilustres brasileiros.

Em 1899, o colégio foi comparado ao Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. Seus alunos, ao término do curso, recebiam o grau de bacharel em Ciências e Letras podendo ingressar em faculdades e até universidades estrangeiras. O Colégio Nogueira da Gama trouxe para a cidade excelentes professores e pensadores, formando um polo cultural que atraiu e disseminou movimentos culturais. Estudaram no Colégio Nogueira da Gama o poeta joseense Cassiano Ricardo, o médico Waldemar Berardinelli e o político Júlio Prestes. Nesta coletânea, os acadêmicos narram detalhes da região, de algumas cidades que compõem o Vale do Paraíba, essa região tão mágica, próspera e encantadora. 
Salette Granato – Cadeira nº 10 – Patrono Roberto Donizete de Souza

Serviço:

Contos do Vale
Academia Jacarehyense de Letras
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3493-7
Formato 14 x 21 cm 
167 páginas

1ª edição - 2013