LUTO DA ESPERANÇA E OUTROS CONTOS / Roberto Grave
Vencedor da Categoria Conto e Crônica do VIII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2009 - Escrever é uma forma de elaborar e organizar conflitos e angústias internas; todos somos capazes de fazer. Mas criar um texto de ficção e dar forma a uma idéia caracteriza a literatura arte. Conseguir se expressar de maneira estética e com sentido claro é privilégio de poucos. Um texto literário adquire vida na interação com o leitor, nos envolve em nossas próprias emoções e permite a cada pessoa criar um texto “interno” único através do escritor. Tenho a impressão de que arte é isso, ou seja, algo que tem um autor, que existe, que objetiva uma emoção, mas que ao mesmo tempo propicia a criação em quem a usufrui.
Roberto consegue com seus contos mobilizar sentimentos esquecidos e nos deixar inquietos, com uma sensação de querer mais. Contos têm de ser assim: despertar uma solução fantasiada de cada leitor através de um final aberto.
A obra é composta por oito contos, todos com essas características. O autor traz as tragédias da vida com certo humor, mas sempre de maneira impactante.
Em “O apagão” nos traz um alcoólatra em plena consciência de sua culpa e de sua autodestruição, mas em paz com suas perdas. “(Des)caminhos” é uma obra prima, pois nos confronta com a vida e com o inusitado que pode mudar completamente o rumo de nossas existências. “Filhos da Pureza” é surrealista, inquietante e nos confronta com os perigos do desejar. “Luto da Esperança” apresenta a melancolia e a perda do sentido da vida de forma desesperada. Em “O casamento” nos confronta com o equívoco que é a certeza e nos deixa pasmados. “Morro antes que seja tarde!” é o encontro com a verdade que muitas vezes é insuportável. “Mulher-dama” é comovente e traz a fidelidade ao amor. “Injustiçada agressora” nos mostra o quanto o ser humano é frágil e surpreende por deixar claro o preço que se paga para manter o objeto de amor.
Vale notar que em todos existe um jogo de palavras que pode passar despercebido a primeira vista, como por exemplo, “Filhos da Pureza” e “Luto da esperança”. Os títulos são pertinentes e dizem muito.
De forma proposital fiz apenas um pequeno apanhado do livro, pois não posso tirar o direito do leitor de se surpreender e se deleitar com a leitura desses contos que sem qualquer favor são “verdadeiras jóias literárias”. Sérgio Kehdy
Serviço:
Luto da Esperança e Outros Contos
Roberto Grave
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1748-0
Formato 14 X 21 cm
80 páginas
1ª edição - 2010