O Globo - 22/03/2017 |
O início do ano trouxe uma boa surpresa para o mercado editorial brasileiro. O segundo período do Painel das Vendas de Livros no Brasil, elaborado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livro (Snel), apontou crescimento tanto em faturamento, de 6,33%, quanto em volume, de 7,85%, em comparação com o mesmo período do ano passdao. No acumulado de 2017, houve um aumento de 5,05% em faturamento e 2,78% em volume. Os dados foram levantados pela Nielsen BookScan, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Entre 30 de janeiro de 26 de fevereiro, foram vendidos 3.429.623 livros, que somam um faturamento de R$ 163,9 milhões. O preço médio cobrado foi de R$ 47,80 e o desconto médio, praticado pelos canais de venda, foi de 21,23%. Este ano, já foram vendidos mais de sete milhões de exemplares, que geraram uma receita de R$ 327,5 milhões.
A pesquisa credita os bons resultados obtidos até agora ao aumento do preço médio, que subiu 2,21% no acumulado de 2017, e o período de compras anterior a volta às aulas. O presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira, entretanto, afirma que é preciso esperar os próximos meses para saber se a tendência vai se sustentar. Pereira vê sinais de estabilização, após dois anos difíceis.
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