Bibliotecas de SP: um roteiro para os apaixonados por literatura


Aproveitando que nesta quinta-feira (16) estreia a aguardada animação em 3D “A Bela e a Fera” e que a mocinha, Bela, é viciada em livros, preparamos um roteiro especial de bibliotecas do Estado de SP para inspirar todos a dedicarem um pouco mais do seu tempo a esse hábito tão importante e enriquecedor.

Devido à importância do setor, o governo estadual mantém um sistema de apoio às atividades de bibliotecas municipais e comunitárias. Criado em 1984 e reformulado em 2010, o SisEb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) procura incentivar as cerca de 900 bibliotecas existentes nos municípios paulistas.

A intenção é fazer com que elas se transformem em centros de cultura, capazes de atrair potenciais leitores com iniciativas que estimulem o hábito da leitura, principalmente entre crianças e jovens.

Na capital, a Biblioteca de São Paulo, que fica no Parque da Juventude (Estação Carandiru do Metrô), e a Biblioteca do Parque Villa Lobos são consideradas bibliotecas modelo e se inspiram no formato de “Biblioteca Viva”, a exemplo das bibliotecas de Santiago, no Chile, e de Medelin, na Colômbia.

É possível ainda consultar os endereços das bibliotecas do interior e litoral do Estado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas (Siseb), que oferece uma ferramenta de pesquisa com os endereços, contatos, horários de atendimento e outras informações sobre o acervo e a infraestrutura das bibliotecas municipais.

A Biblioteca Virtual preparou um guia completo com todos os dados das bibliotecas da capital.

Bibliotecas especializadas
O Estado de São Paulo mantém ainda uma rede de bibliotecas especializadas em diferentes temas, mantidas pelas secretarias e demais órgãos vinculados ao governo, com vasto material para pesquisa.