O autor, conhecido como Xico Graziano, que auxiliou FHC na vida pública, com fidalguia e respeito, por 40 anos, relata sua convivência e descreve, com singularidade e boa prosa, a trajetória recente da democracia brasileira. Sua história é marcante, nua e crua, curiosa e doída, repleta de causos e momentos inesquecíveis, típica da sinceridade que caracteriza o bom espírito caipira.
“Sinto necessidade de enxergar com novos olhos minha própria história”, escreve Xico Graziano. Ela se confunde com um pedaço crítico da história brasileira. Descrito na famosa pergunta de um romancista: “quando foi que a gente se lascou?”
Xico sente “profunda decepção com o rumo dos acontecimentos, até chegarmos no ponto crítico em que nos encontramos, vendo nossa democracia à beira do precipício. Poderia não ter sido assim”.
Teria sido na luta pela reeleição? Nesse “grande erro”, como admitiu o próprio FHC — o principal personagem do livro —, já estava embutido o que Xico constata em uma frase: “corruptos não tem ideologia”. Era como se a recém conquistada democracia “estivesse carcomida”.
Xico prova nesta obra que escrever história é reconhecer que coincidências (existem?) decidem mais que planos. E pede: “não esqueçam o que escrevi”. Não se preocupe, Xico.
William Waack
Jornalista e escritor
SOBRE O AUTOR
LANÇAMENTO OFICIAL
DRUMMOND LIVRARIA
Data: Dia 21 de outubro de 2025 - Terça-feira
Horário: das 18 às 21h30
Local: Drummond Livraria - Conjunto Nacional, São Paulo/SP.
SERVIÇO
O Caipira e o Príncipe - História Sincera da Política Brasileira
Xico Graziano
Scortecci Editora
Política
ISBN 978-85-366-7190-1
Formato 16 x 23 cm - 352 páginas - 1ª edição - 2025
Preço de R$ 70,00